Produção científica avança qualificando o atendimento na saúde pública

Projetos de pesquisa da Escola de Saúde Pública do Ceará aproximam a ciência das necessidades concretas do SUS

Legenda: Capacete ELMO: equipamento reduz em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).
Foto: David Tomás/Divulgação

A pandemia desafiou toda a comunidade científica a encontrar soluções que salvem vidas e minimizem os danos causados pelo novo Coronavírus aos pacientes. No Ceará, uma rede de pesquisadores e profissionais da Escola de Saúde Pública do Estado (ESP/CE) se uniu em uma força-tarefa para trazer respostas à sociedade, num trabalho que vem repercutindo em todo o sistema de saúde pública.  

Um dos projetos científicos que mais se destacam é o do capacete Elmo. Com ele, os pacientes da Covid-19 melhoram a oxigenação e os médicos conseguem controlar de modo mais eficaz a evolução clínica da doença. Para se ter uma ideia do sucesso do projeto, o Elmo é peça fundamental para evitar a entubação de pacientes, reduzindo em 60% a necessidade de internações em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).   

O equipamento se acomoda ao pescoço do paciente, permitindo oferecer oxigênio a ele a uma pressão definida ao redor da face. A pessoa consegue respirar sem necessidade de ser entubada. Com um custo inferior aos respiradores mecânicos, o Elmo pode ainda ser desinfetado e utilizado em outros pacientes.  

Conhecimento

O capacete é só um exemplo de como o esforço coletivo da comunidade científica do Ceará, comandada pela ESP/CE, tem gerado resultados no campo das pesquisas. “Temos visto, vivido e feito ciência a todo momento, com um ritmo acelerado, porque a emergência da Covid-19 nos dita esse passo”, pontua Jadson Franco, supervisor do Centro de Investigação Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará.   

Como observa o gestor, a pandemia trouxe muitas perguntas que carecem de investigação científica e isso tem alavancado a produção de conhecimento. “Tem sido crescente e isso nos permite o acesso aos muitos olhares sobre a doença. São vários estudos relacionados à Covid-19 que olham para diversas possibilidades, como vacina, desenvolvimento de novos testes, suporte respiratório, estudos sobre os riscos do uso de medicamentos, saúde mental, comportamento e manifestações dos profissionais de saúde, percepção da sociedade, luto, entre outros”, elenca Jadson Franco.  

Um desses olhares se direciona ao corpo de profissionais da saúde. A ESP/CE comanda a pesquisa “The covid-19 HEROES Study”, um estudo multicêntrico internacional que vai avaliar o impacto da pandemia na saúde mental dos trabalhadores de saúde. Os dados da investigação vão ajudar a subsidiar ações e políticas para a oferta de serviços à saúde mental dos  profissionais deste setor.

Pesquisa Clínica

Compreender a complexidade do sistema de saúde em realidades locais diversas exige dos pesquisadores respostas cada vez mais rápidas. Mais um esforço nesse sentido é a implantação da Rede Estadual de Pesquisa Clínica. “Pioneira no Brasil, a Rede tem por finalidade coordenar, apoiar e monitorar os estudos clínicos realizados nas unidades de saúde da Secretaria da Saúde. Engloba os centros de pesquisa e inovação em saúde, as universidades e outras instituições”, explica Jadson Franco.  

Para o pesquisador, a investigação científica na prática profissional cotidiana nos mais diversos níveis de atenção à saúde contribui para avaliação, monitoramento e acompanhamento dos serviços de saúde. “O acesso ao conhecimento fundamenta cada vez mais a tomada qualificada de decisões, fornecendo informações pertinentes e confiáveis. Dessa forma, ganha a coletividade e ganha o Sistema Único de Saúde”, destaca.  

Como acessar as pesquisas

O acesso à produção científica conduzida pela ESP/CE está disponível para quem desejar conhecer. Os periódicos publicados na Revista Científica da Escola de Saúde Pública do Ceará estão disponíveis na internet. Além disso, outros canais possibilitam o acesso da população aos resultados de estudos relacionados à saúde pública do Estado, como o site da ESP/CE e a plataforma de comunicação sobre o Coronavírus, onde são disponibilizados dados de pesquisas relevantes em todo o mundo, além de material de apoio, suporte e educação permanente. Pelas redes sociais, a Escola também desenvolve ações de disseminação do conhecimento.

Apoio: