Combate ao mofo exige limpeza constante

Veja como evitar ou combater esse problema, que pode causar enfermidades, especialmente em pessoas alérgicas.

Legenda: Mofo costuma aparecer em lugares com pouca ventilação e luminosidade.
Foto: Banco de Imagem

Dias e noites chuvosos, com o ar mais úmido dentro de casa. Essas são condições ideais para o aparecimento do mofo em diversos pontos – principalmente se esses locais não receberem certos cuidados de limpeza. Além de deixar um visual desagradável no ambiente, o mofo tem um cheiro incômodo e estimula o aparecimento de doenças respiratórias e alergias. Trata-se de um perigo, especialmente para pessoas alérgicas, mais propensas a certas enfermidades, como a sinusite fúngica – caracterizada por dores de cabeça e na face, congestão e obstrução nasal, dificuldade para respirar, secreção purulenta, diminuição do olfato e até perda de peso.

Formado por um fungo, o mofo se prolifera facilmente em locais úmidos e escuros. O micro-organismo trafega pelo ar, por meio de esporos – camada protetora que garante a germinação da espécie – soltos no ar. Quando encontra um local com as condições ideais, passa a se reproduzir, gerando uma colônia. Para preservar a sua saúde e a da sua família, nada melhor do que adotar medidas preventivas e, caso o problema já tenha aparecido, soluções simples de limpeza são muito úteis.

Legenda: Paredes, guarda-roupas e armários são os principais pontos de atenção dentro de casa.
Foto: Banco de Imagem

Prevenção
Espaços próximos às áreas molhadas, como os banheiros, são mais suscetíveis ao surgimento do mofo. Portanto, esses locais requerem mais atenção e cuidados com a limpeza.

Para evitar o mofo em armários e guarda-roupas, deixe as portas desses móveis abertas diariamente por 15 minutos para circular o ar e deixar a luz entrar. É recomendável uma limpeza geral a cada três meses. Caso o closet ou armário fique em uma localização onde não chegue a luz do sol, pode valer a pena instalar luzes artificiais no interior. Uma alternativa paliativa é colocar giz escolar, sal grosso, carvão ou sílica em gel e espalhar pelos armários ou pendurar nos cabides das roupas. Bolinhas de cedro ou serragem também são utilizadas. Faça saquinhos de tecido e coloque folhas de louro, cravo e lavanda seca. Os sachês devem ser trocados a cada 30 dias. 

Manter os móveis afastados da parede pelo menos 5 cm de distância é outra medida eficiente para evitar o aparecimento do mofo. Isso ajuda na circulação de ar no local e evita o emboloramento. Também é possível colocar uma fina folha de isopor entre a parede e o móvel. 

Guarda-roupas
Nunca deixe roupas úmidas no guarda-roupa ou armazenadas por muito tempo, longe de lugares arejados. Outro erro é colocar peças de vestuário em sacos plásticos – que devem ser usados apenas para o transporte, por exemplo, entre a lavanderia e sua residência. A explicação é simples: o plástico não deixa a roupa respirar. 

Durante o ano, retire as peças do armário e deixe-as ao sol por alguns minutos. Antes de guardar novamente, mantenha as roupas em um lugar bem ventilado, durante pelo menos uma hora. 

Um armário abarrotado de roupas é mais propício para a instalação do mofo. Uma boa alternativa pode ser se desapegar de algumas peças, deixando o espaço mais fluido.

No interior dos móveis, a dica é fazer a limpeza com vinagre de álcool branco. Retire tudo do local, borrife vinagre de álcool com um pano e retire as peças que também apresentem mofo.

Tecidos
Quando uma peça de roupa está mofada, uma receita simples é a mistura de um litro de água sanitária com uma xícara de açúcar. Deixe de molho por 20 minutos e o mofo vai desaparecer. Depois, lave a peça normalmente. Outra receita é aplicar vinagre de álcool branco sobre a mancha e esfregá-la com um pano úmido. Depois, é só lavar normalmente.

Mais uma alternativa para retirar as manchas de mofo nas roupas é o bicarbonato de sódio: misture uma colher de chá do produto com um litro de água e lave a mistura para ferver junto com a roupa. Em seguida, lave-a normalmente.

Paredes
No caso das paredes afetadas pelo mofo, o ideal é lixar o revestimento, passar impermeabilizante e pintar novamente. Outra saída é limpar a área afetada com a mistura de água com água sanitária, sendo a proporção de um para um, sob a mancha na parede, e repetir quantas vezes forem necessárias, não esquecendo de utilizar uma bucha para remover os fungos mortos. 

Quando há infiltração e o reboco desagrega ou solta pedaços da tinta, o procedimento é mais complexo. Um profissional deve ser chamado, pois será necessária a aplicação de produtos  mais fortes para o isolamento dos tijolos e das vigas.

Você sabia?
Mofo e bolor

Tecnicamente, mofo e bolor não são a mesma coisa. Ambos são causados por fungos, mas enquanto o bolor afeta apenas os objetos, o mofo corrói o material atingido. O primeiro, em relevo, fica em tonalidade acinzentada e pode ser removido com pano úmido. Já o segundo deixa pontos mais difíceis de serem retirados, sobretudo em tecidos. Em resumo, o bolor é o estágio inicial da infestação; já o mofo é o fungo em seu estágio mais avançado.