Concurso Funsaúde: o que dizem os candidatos ao Governo do Ceará sobre a convocação

Os candidatos foram questionados sobre a convocação dos aprovados

Foto: Thiago Gadelha

Aprovados no concurso da Funsaúde, realizado em 2021, seguem na expectativa de convocação. Dos mais de 6 mil aprovados nas vagas previstas, apenas 322 foram chamados neste ano de 2022. Outros 9 mil esperam no cadastro de reserva.

Ao longo dos últimos meses, cresce a pressão dos aprovados por novas informações envolvendo o certame. O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) chegou a cobrar publicamente a Fundação sobre um calendário de chamamento dos aprovados.

A Secretaria de Saúde enviou ofício para o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE) pedindo esclarecimentos sobre a aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) nos contratos entre a Funsaúde e a Sesa – o que seria determinante para a contratação de novos profissionais.

Veja também

Diante do impasse, o Diário do Nordeste questionou os candidatos mais bem posicionados na pesquisa Ipec Ceará sobre o assunto.

Confira o que disseram os candidatos Elmano de Freitas (PT), Roberto Cláudio (PDT) e Capitão Wagner (União Brasil):

Elmano de Freitas

"Vou convocar porque eu quero efetivamente colocar o hospital da Uece para funcionar. Eu quero abrir três hospitais e quero colocar tratamento do câncer nos hospitais regionais. Eu preciso dos profissionais de saúde e eu sou daqueles que valorizo o serviço público. Valorizar serviço público é fazer concurso e chamar os concursados aprovados."

Capitão Wagner

"Não só a Funsaúde, mas a Ematece, vários concursos na área da segurança pública precisam ser convocados urgentemente. O primeiro ano é de planejamento e de organização, mas a área da saúde já tem um concurso em andamento e precisa ser melhor organizada, a segurança pública precisa de uma resposta imediata. Então, todos esses concursos serão prioritários para que a gente possa aumentar o quadro funcional no Estado do Ceará."

Roberto Cláudio

"Estamos propondo 60 dias no máximo em todo equipamento estadual que a gente tenha a confirmação do diagnóstico para que a população tenha acesso ao tratamento. Isso envolve obviamente mobilizar mais pessoas, mais equipamentos, mais hospitais e, claro, a Funsaúde cumpre um papel extraordinário. É meio incompreensível que tenha sido lançado um edital para milhares de vagas e, creio que, que 300 ou 400 pessoas apenas tenham sido chamadas. (...) Não é razoável prometer que todo mundo será chamado. A gente vai chamar a medida da necessidade."



Assuntos Relacionados