O começo de Série C do Ferroviário é muito ruim. O pior da história do clube em 17 participações. Nunca em 4 rodadas, o Tubarão da Barra pontuou tão pouco, ligando o sinal de alerta para a sequência da competição nacional, que promete ser árdua.
O time coral está em 18º com 1 ponto em 4 jogos, tendo marcado apenas 3 gols e sofrendo 13. Foram 9 gols sofridos só nos últimos 2 jogos, ao ser goleado por São Bernardo (5x0 no estádio 1º de maio) e ABC (4x0 no Presidente Vargas).
O Ferrão ainda tem 15 jogos para buscar uma reação na competição, evitando o rebaixamento, que hoje é a realidade do clube. Deixar o Z4 vai exigir uma concentração e força mental dos todos na Barra do Ceará. Pensar em G8 é utopia, e já são 7 pontos para o Londrina, 8º colocado.
O técnico Paulinho Kobayashi chegou agora, treinou o time apenas diante do ABC no PV, mas ele já recebeu um choque de realidade e sua entrevista coletiva pós-jogo evidencia isso. É nítido que a Série C tem um nível muito superior a Série D de 2023 vencida pelo Peixe. Ou seja, o clube precisará investir e reforçar o elenco para evitar um rebaixamento.
O Ferrão é um time que tem história na Série C. São 17 participações já contando a de 2024 e o clube sempre teve arrancadas no início do certame. De 2019 a 2022, campanhas recentes, o Ferrão sempre somou uma boa pontuação nos primeiros 4 jogos. A campanha que mais se aproxima da atual foi em 1988, primeira participação, quando somou 3 pontos em 4 jogos. Veja histórico coral.