Bravo Fortaleza até na eliminação

Legenda: Roger Carvalho comemora gol que levaria partida para as penalidades
Foto: Bruno Oliveira/ Fortaleza

Não sei quem inventou a decisão por pênaltis. Isso deveria ser proibido. Castiga o batedor que perde. E nem sempre quem vence merece vencer. Mas já que existe esse tipo de definição, o São Paulo venceu. Quanto ao jogo, méritos para Brenner. Jovem talentoso por duas vezes foi mais rápido diante da defesa do Fortaleza. No primeiro gol, três defensores do Fortaleza estavam na jogada. Ele conseguiu fazer o giro e marcar o gol. O Leão sentiu o golpe. E sumiu na fase inicial. Não foi o Fortaleza. O Leão verdadeiramente entrou em campo no segundo tempo. Foi para cima do São Paulo. Criou duas situações de gol, uma com Gabriel Dias e outra com Yuri César. Ambas neutralizadas por Volpi. O Fortaleza tomou o segundo, Brenner. Por instantes, sumiu de novo. Reanimou com a bravura de sua histórica tradição. Diminuiu o placar com David. Pôs o São Paulo atrás. Alcançou empate com Roger Carvalho (2 x 2). Empate na raça porque acreditou sempre, pouco importando se no Morumbi. O Resultado do jogo trouxe o sentimento de vitória. Lamentavelmente, decisão por pênalti não é loteria: é covardia. O Leão foi bravo, brilhante. Merecia melhor sorte.

>Veja tudo sobre São Paulo X Fortaleza

Aflição

A vitória (2 x 1) do Ceará sobre o Coritiba foi importante, mas também terrível prova de aflição para a torcida. O Vozão cansou no segundo tempo e sumiu. Após o gol de Eduardo, o da virada, o Ceará aceitou demais o visitante, que criou três chances claras de gol. O Coritiba tomou conta do jogo. O Ceará terminou como time pequeno: encolhido e assustado.

Salvou

O goleiro Fernando Prass, que tem alternado bons e maus momentos, desta vez salvou do empate o Ceará. Robson entrou livre pelo meio. Prass defendeu. E assim aconteceu um rosário interminável de conclusões do Coritiba. O Ceará no sufoco. A entrada de Lima, Kelvin e Wescley não mudou nada. O Ceará não tinha saída de bola. Horrível.

Comemoração

Na reta final houve verdadeiro pânico da torcida alvinegra pelo medo de sofrer o gol de empate. Desta vez se segurou, mas só Deus sabe como. A derrota do Coritiba foi injusta pelo ótimo segundo tempo que o visitante fez. A comemoração do Ceará ao término do jogo justifica-se. Pulou uma fogueira, subiu a pontuação e afastou-se da zona maldita.

Hoje, o Ferroviário tem a oportunidade de subir para a terceira posição do Grupo A da Série C nacional. Uma vitória sobre o Vila Nova no Estádio OBA em Goiânia inverte as atuais posições. Se somar três pontos, o Ferrão iguala os 20 pontos do Vila, mas fica com uma vitória a mais.

No jogo no Castelão, o Ferroviário goleou o Vila Nova por 4 a 0. Na evolução do certame, o Vila Nova melhorou de produção e ultrapassou o time coral cearense. Hoje, as circunstâncias são diferentes, mas há possibilidades, sim, de nova vitória do Ferrão.

Veja também