Análise: Fortaleza tem reação incrível contra o São Paulo, mas para nas penalidades

Tricolor de Aço sai perdendo por dois a zero para o São Paulo no Morumbi, busca o empate nos acréscimos após ótimo 2º tempo, mas erra uma cobrança nas penalidades e cai nas oitavas de final da Copa do Brasil

Legenda: Jogadores do Fortaleza lamentam eliminação, apesar da reação do time
Foto: MAURO HORITA/ AE

O Fortaleza ficou muito perto de avançar para as quartas de finais da Copa do Brasil, mas ficou no quase. Após um incrível placar agregado de 5 a 5 nos dois jogos com o São Paulo, o Tricolor de Aço foi eliminado nos pênaltis por 10 a 9, com Gabriel Dias perdendo sua cobrança.

O placar agregado de 3 a 3 no Castelão e o 2 a 2 ontem no Morumbi dão a dimensão do que foram os dois jogos, com o Leão sendo melhor em muitos momentos.

Ouça o 'FortalezaCast':

No Castelão, partida que teve de tudo e no o 2º tempo no Morumbi, quando dominou o time da casa até marcar dois gols e levar a decisão para os pênaltis. Mas a verdade é que a atuação leonina no 1º tempo ontem pode ter sido determinante na eliminação.

Foram 45 minutos nulos do Tricolor de Aço, nem de longe sendo aquele time raçudo, corajoso e com sede de vitória. Os 40% de posse de bola e nenhuma finalização perigosa eram sinais de que as coisas não estavam certas.

Foto: Bruno Oliveira / FortalezaEC

O time foi irreconhecível no 1º tempo, ficou no lucro ao perder só de um gol de diferença e desperdiçou 45 minutos no Morumbi, ficando a lição de que não se pode jogar um confronto eliminatório de forma passiva por tanto tempo, por mais que o São Paulo seja um time cheio de defeitos e com uma pressão absurda pela seca de títulos.

A postura do Leão só foi mudar a partir dos 10 do 2º tempo, já com Yuri César no lugar de Ronald, uma mudança de Rogério Ceni que se mostrou acertada. A partir daí, foram três grandes chances de empatar, com Gabriel Dias, Felipe e David parando no goleiro Tiago Volpi.

No lance de David, aos 20 minutos, foi o mais "perdido" de todos, mas evidenciando que a coragem leonina em chegar ao ataque poderia sim resultar em uma reação e classificação no Morumbi.

Aos 26 minutos, o São Paulo faria o 2º gol com Brenner, em uma bola que sobrou limpa para ele na grande área, em um erro defensivo da defesa leonina.

O segundo gol sofrido aconteceu quando o Leão era melhor no jogo e o time de Rogério Ceni continuou atacando, até diminuir aos 36 minutos em boa jogada de Yuri César com David.

Era o que faltava para recolocar o Tricolor de Aço no jogo, equilibrado até o final, esperando uma chance de ouro.

Legenda: Fortaleza tentou a reação no segundo e conseguiu levar a partida para as penalidades
Foto: Bruno Oliveira/Fortaleza

E ela veio aos 46 minutos, com Juninho cruzando na cabeça de Roger Carvalho, que testou no canto de Volpi, empatando o jogo nos acréscimos e levando a decisão para os pênaltis.

Agonia

O resultado era justo pelo que o Leão produziu no 2º tempo e pelo São Paulo ter "sentado" na vantagem. Com o Fortaleza chegando com moral para a decisão, os cobradores se sobressairam sobre os goleiros por 9 cobranças de cada lado, sempre com a pressão do lado do São Paulo, que se perdesse estava eliminado.

Mas na 10º cobrança, Gabriel Dias parou em Volpi e Léo converteu para o São Paulo, classificando o time paulista e eliminando um bravo Fortaleza, que esteve perto de avançar e viu o sonho ir embora na marca da cal.

Ficha do jogo

Copa do Brasil - Oitavas de Final
Morumbi, em São Paulo (SP)
25 de outubro

São Paulo 2 (10) - Tiago Volpi, Tchê Tchê, Diego, Bruno Alves, Reinaldo, Luan, Daniel Alves, Gabriel Sara, (Léo), Igor Gomes, (Arboleda), Luciano, (Pablo), Brenner, (Vitor Bueno) Técnico: Márcio Araújo

Fortaleza 2  (9)- Max Walef, Gabriel Dias, Paulão, Roger Carvalho, Bruno Melo, Felipe (Igor Torres), Juninho, Ronald (Yuri César), Tinga (Osvaldo), Romarinho (Marlon), David (W. Paulista) Técnico: Rogério Ceni

Gols: Brenner, 2x (São Paulo); David e Roger Carvalho (Fortaleza). Nos Pênaltis: 10 x 9 para o São Paulo (Gabriel Dias perdeu para o Fortaleza)

Veja também