Milho é muito calórico? Especialista explica como incluir alimento na dieta

Nutricionista recomenda consumo de, no máximo, 450 gramas do alimento por dia

Legenda: Nutricionista recomenda que seja ingerido, no máximo, 450 gramas por dia, de milho e preferencialmente in natura, cozido ou assado
Foto: Shutterstock

O milho é um alimento versátil que pode ser encontrado em diversos preparos e incluído em dietas que visem o emagrecimento e até a hipertrofia. O cereal possui benefícios para a saúde que vão desde a melhora do trato intestinal até a redução de colesterol e auxílio no controle glicêmico.  

Segundo a nutricionista Lorrana Micaela, o milho é um cereal calórico que possui diversas vitaminas, como a A e B, e minerais que fornecem bem-estar e energia para o corpo. Também é encontrado no alimento ferro, potássio e cálcio.  

“Alguns benefícios do milho são como fonte de vitaminas e minerais, alto índice de antixoxidantes, rico em fibras, fortalece o sistema imunológico, auxilia no emagrecimento, melhora do trânsito intestinal, reduz o nível de colesterol e auxilia no controle glicêmico”.  
Lorrana Micaela
Nutricionista

Lorrana reforça que, apesar dos estudos, o milho deve ser consumido com moderação e deve ser incluído em dietas a partir da indicação de um profissional. Ela recomenda que seja ingerido, no máximo, 450 gramas por dia, preferencialmente in natura, cozido ou assado. 

Veja também

Para ser adicionado em dietas que visem a perda de peso, a especialista lembra que nenhum alimento isolado emagrece. No caso do milho, ela sugere o consumo in natura em virtude do teor calórico do alimento e pede atenção na quantidade ingerida.  

“A forma de consumo de um alimento interfere também no ganho de peso, então o ideal é consumir o milho na sua forma in natura, ou seja, não processada. Tanto faz se for cozido ou assado. A questão de engordar ou emagrecer vai depender da quantidade, pois ele tem uma densidade calórica menor. Então se atente na quantidade e a forma de preparo”.  

Já para quem possui plano alimentar visando a hipertrofia, a especialista conta que já existem estudos científicos que apontam o milho como um complemento de boa qualidade para este tipo de dieta, pois ele contém carboidratos de fácil digestão. Por isso, segundo a profissional, o milho é uma ótima opção para ser consumido no pré ou pós-treino.   

Veja também

Alimento calórico? 

A nutricionista afirma que o milho é um cereal calórico e o seu consumo em excesso pode levar a formação de depósitos de gordura no organismo.  

Bom para a imunidade? 

O milho, de acordo com Lorrana, pode ser considerado um alimento a ser ingerido que vai auxiliar na imunidade, “por ser rico em substâncias chamadas de carotenoides, que são antixoxidantes protegendo as células sadias do organismo contra os radicais livres e contribuem para fortalecer a imunidade e prevenir doenças como por exemplo o resfriado”.