Após anúncio de obras, Mercado Livre diz que não há mais definição para centro de distribuição no CE
Plataforma de marketplace havia confirmado no ano passado um Centro de Distribuição no Ceará que iniciaria operação no primeiro trimestre de 2025, o que não ocorreu

O centro de distribuição do Mercado Livre, esperado para o primeiro trimestre de 2025, não se concretizou e agora não há novas perspectivas de quando o equipamento entrará em operação.
Segundo o diretor de Operações Logísticas da plataforma, Luiz Vergueiro, a companhia espera “o timing para ter a operação ‘fulfillment’” no Ceará, que seria um CD com o processo logístico mais completo.
No ano passado, o Mercado Livre confirmou que as obras do Centro de Distribuição já haviam sido iniciadas em Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza. Na época, a companhia disse ao Diário do Nordeste que o valor do investimento estaria “dentro dos R$ 23 bilhões aportados em 2020-2024”.
Hoje, o que a companhia tem no Estado é uma operação de cross docking, que diminui o tempo de armazenagem dos produtos. O Mercado Livre também terceiriza o transporte por meio de entregadores parceiros.
Na região Nordeste, a plataforma conta com centros de distribuição na Bahia e em Pernambuco, mas “ainda não tem uma definição exata” para o CD do Ceará.
“Já foi feito o investimento de crescimento e de capacidade, agora é de fato encontrar o timing para termos a operação de fulfillment (no Ceará)”, disse Vergueiro durante coletiva nessa quarta-feira (18).
O Centro de Distribuição de Pernambuco atende ao Recife e região metropolitana com entregas no mesmo dia e Alagoas, Paraíba e Rio Grande do Norte são atendidos em um dia, com entregas feitas no dia seguinte à compra. O Centro de Distribuição da Bahia também atende Norte e Nordeste.
Redução de custos do envio
Vergueiro anunciou ainda redução em até 55% nos custos de envio para vendedores do Norte e Nordeste. Em maio, o Mercado Livre já havia reduzido esses custos em 40%.
“Essa redução atende aos produtos de R$ 79 para cima e beneficia, de fato, nossos vendedores, entregando o propósito de continuar melhorando a proposta de valor para quem está na nossa plataforma”, aponta Vergueiro.
Ele acrescenta que a estratégia visa melhorar a competitividade do Mercado Livre e ampliar os negócios feitos pelos vendedores na plataforma. Um dos objetivos é “maior disponibilidade de estoque e sortimento maior para o Mercado Livre”.
"Queremos novas categorias na plataforma, com produtos mais regionais, do Norte e Nordeste", diz o diretor do Mercado Livre. No primeiro trimestre de 2025, houve crescimento de 42% no número de vendedores da região, se comparado ao primeiro trimestre de 2024.