Por que o aeroporto de Florianópolis é exemplo para Fortaleza em atração de voos?

Legenda: Sky Airlines é uma das operadoras internacionais em Florianópolis
Foto: Reprodução/Floripa Airport

O ano de 2019, melhor ano para o Aeroporto Pinto Martins em Fortaleza, fechou com uma vantagem numérica de quase 90% em movimentação de passageiros sobre o Aeroporto Hercílio Luz, em Florianópolis, Santa Catarina.

Veja também

Em números redondos, em 2019, o Pinto Martins superou os 7 milhões de passageiros pela 1ª vez, enquanto o Hercílio Luz fechou com aproximadamente 3,9 milhões de viajantes. Antes da pandemia, eram aeroportos que não pertenciam à mesma categoria, uma vez que Fortaleza é uma cidade bem maior que Florianópolis.

Em 2024, porém, o mundo deu muitas voltas e Floripa é exemplo nacional em termos de crescimento de passageiros. A vantagem do Pinto Martins em relação ao Hercílio Luz caiu para apenas 28%. Em abril, foram 394 mil passageiros contra 313 mil passageiros. Por esses números, já conseguimos colocar o Pinto Martins e o Hercílio na mesma prateleira.

Assim, enquanto Florianópolis cresceu aproximadamente 20% em 2024 (média de janeiro a abril) em relação à 2019, Fortaleza decresceu de forma vertiginosa, mais de 20%, considerando o quadrimestre.

É por isso que dizemos que o aeroporto cearense vai contra o fluxo nacional de crescimento.

Ranking dos 10 aeroportos brasileiros com maior movimentação internacional entre 2019 e 2024 (Anac)

ranking aeroportos

Floripa é exemplo nacional

Nos quatro primeiros meses de 2024, Florianópolis é, simplesmente, o terceiro aeroporto em movimentação internacional de passageiros, atrás apenas de Guarulhos (SP) e Galeão (RJ).

Em 2019, o Hercílio Luz figurava apenas na 10ª posição em movimentação internacional. No mesmo ano, quem “mandou superbem”?

Sim, o Pinto Martins. O aeroporto terminou o ano de 2019 na 5ª colocação, um marco que só nos fazia pensar em bater o número em 2020: o resto é história. E em 2024?

Ainda que não estejamos mal no internacional em termos de Nordeste, estamos 10% atrás de Salvador e a frente de Recife, Fortaleza aparece apenas na 9ª colocação.

Pois é, Fortaleza e Florianópolis trocaram de posição. O destaque de 2019 se transformou em grande frustração em 2024. Sabemos que o 2º semestre será melhor. 

Floripa passou a maior destaque internacional do Brasil fora do Sudeste, algo grande. Perto do cone-sul, Floripa movimentou o triplo de turistas internacionais que Fortaleza de janeiro a abril: 365.822 passageiros contra 127.936

Floripa “dá banho” inclusive em Brasília e Campinas nesse quesito.

Lá também há destaque pelo grande número de empresas que fazem voos internacionais: Aerolineas Argentinas, Azul, Paranair, Fly Bondi, Gol, Latam, Jetsmart e Sky Airlines.

jetsmart em floripa
Legenda: JetSmart é uma das companhias sul-americanas que operam em Florianópolis
Foto: Reprodução/Instagram Floripa Airport

Florianópolis deverá ainda ganhar mais duas companhias aéreas internacionais até o fim do ano: Copa Airlines e TAP.

Li que a Copa Airlines compartilhou o bom trabalho feito pelo trade turístico e por organismos governamentais para que Floripa fosse o único destino a fisgar a aérea, por isso, terá para si o voo para a cidade do Panamá. Nenhuma cidade do Nordeste conseguiu o feito pós-pandemia.

A cidade ainda deverá ter mais voos internacionais devido ao infortúnio de Porto Alegre. A TAP voará para Santa Catarina.

Fortaleza na contramão

Fortaleza, por outro lado, não recepciona nova companhia aérea internacional desde que a Air France retornou à capital no início de 2021. Sim, fora a última. 

E olha que o intervalo para o anúncio de novas companhias aéreas internacionais está se fechando para 2024. Geralmente, o tempo médio para anúncio e início de vendas são 6 meses antes do voo.

Já estaríamos na iminência de não mais receber companhias aéreas, ou contentar-nos com o retorno da atrasada Cabo Verde, item que já virou novela.

No âmbito nacional, o Governo Estadual se movimenta próximo da Embratur, comentando sobre mais companhias aéreas. Ainda, com a Fraport, tínhamos informações de nova companhia aérea da Europa e nova companhia das Américas.

Poderíamos dizer que a Gol retomará os voos para Orlando, Air France incrementará operações, mas não, não nivelarei por baixo. Sabemos das dificuldades de trazer novas companhias aéreas, porém, Florianópolis faz parecer muito fácil.

Contribua deixando sua pergunta ou sugerindo um tema de sua preferência, comentando ou enviando mensagem para o meu Instagram: @igorpires.aviacao

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.



Assuntos Relacionados