Latam amplia operações em Fortaleza com novos voos diários para Recife e Salvador
Após ter sinalizado, no início de setembro, um crescimento de apenas 0,8% em partidas no aeroporto de Fortaleza em janeiro de 2026 sobre igual período do ano passado, a Latam incrementará a movimentação de Fortaleza em janeiro próximo com mais duas ligações óbvias e importantes: mais um voo diário a Recife e a Salvador.
Os voos constam na base de dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e já estão à venda.
Agora sim, a companhia crescerá mais na Capital e dará boas-vindas a 2026 em melhor estilo. A base receberá o E2 da Embraer e, possivelmente, já no próximo ano, o Airbus 321 XLR, segundo fontes do mercado da aviação.
Para incentivar ainda mais a Latam, inclusive a pensar em novas rotas para a Europa, por exemplo, há um novo decreto de subvenção que pode colaborar financeiramente com a implantação, conforme publicamos.
O próximo ano, portanto, será histórico, em maior ou menor grau, para a Latam e para Fortaleza. A primeira pista para tal análise é que teremos o maior janeiro em matéria de assentos oferecidos pela TAM/LATAM na Capital cearense: 380.680 assentos.
Veja também
Ainda não será, porém, a maior quantidade de partidas por mês da série histórica, porque 2011 trouxe 1016 partidas. Janeiro de 2026 mostra 972 partidas, a segunda maior, avanço interessante.
Serão, em média, mais de 31 decolagens por dia, 7,8% sobre janeiro de 2025.
O incremento é importante e fará com que Fortaleza tenha mais assentos e partidas que Porto Alegre, que ultrapassará a capital cearense como base em termos anuais.
A capital gaúcha terá 928 partidas em janeiro de Latam Brasil, Chile e Peru, somando quantidade superior a 353.000 de ida e volta. Com a previsão de 12/09, Porto Alegre superaria Fortaleza, mês de maior movimentação do aeroporto cearense.
*Esse texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor.