A 35ª rodada, que está em andamento, mas já conta com jogos realizados de Ceará e Fortaleza, colocou ainda mais fogo na disputa por vagas na Libertadores 2022. A vitória do Vovô sobre o Corinthians inseriu de vez o alvinegro cearense na luta até por vaga na fase de grupos, tendo em vista que a distância para o 6º colocado, o Bragantino, caiu para 3 pontos.
Além disso, o Ceará abriu 2 pontos de vantagem para o Internacional, 9º colocado, se mantendo no G-8, faltando 3 rodadas. Já o Fortaleza, apesar da derrota para o Santos, se manteve no G-6 (em 5º lugar), com 1 ponto de vantagem para o Fluminense (7º).
Últimos 3 jogos do Ceará
Flamengo (fora)
América-MG (casa)
Palmeiras (fora)
Últimos 3 jogos do Fortaleza
Cuiabá (fora)
Juventude (casa)
Bahia (casa)
Pontos necessários
A coluna calculou a média histórica de pontos para G-6 e G-8 desde 2006, quando o Brasileiro passou a ter o atual formato. A média para terminar em 8º colocado é de 55 pontos. Para ela, o Fortaleza precisaria de apenas 3 pontos (1 vitória) em 3 jogos, enquanto o Ceará precisaria de 6 pontos (2 vitórias) entre os 9 disputados.
Para o G-6, a média de pontos histórica é de 58 pontos. Para chegar lá, o Fortaleza precisaria somar mais 6 pontos (2 vitórias) nos próximos 3 jogos, enquanto o Ceará necessitaria de uma sequência perfeita de 9 pontos em 9 disputados (3 vitórias).
Vale salientar que estas estimativas foram feitas com base na pontuação histórica, mas podem ser necessários menos ou mais pontos para a conquista dos objetivos.