Ceará: pontuação e Z-4 não devem ser foco agora, mas saldo de gols preocupa; entenda

Mesmo em rebaixamento ou manutenções na era dos pontos corridos, o Vovô sempre termina a Série A com saldo negativo. Situação pode ser agravada com início de muitos gols tomados

Legenda: Ceará tentou pressionar, mas foi castigado por erros individuais
Foto: Foto: Kid Júnior

Fechada a 4ª rodada do Brasileiro, e a situação do Ceará já começa a inspirar atenção. O time soma apenas 1 ponto em 4 partidas disputadas, ou seja, 1 em 12 pontos possíveis. (veja matéria do último jogo e classificação).

Embora a situação de pontos seja completamente administrável, com pelo menos 6 times alcançáveis (Corinthians, São Paulo, Fortaleza, Atlético/GO, Sport, Flamengo e Goiás) à conquista de uma vitória contra o Bahia, neste domingo, às 20h, o saldo de gols alvinegro já é uma marca negativa considerável e que pode impactar negativamente mais à frente.  Já são -6 gols de saldo negativo registrados em apenas 4 rodadas.

A explicação é fácil: os pontos podem ser recuperados com vitórias simples, empates etc. Mas o saldo de gols não se recupera facilmente, salvo com goleadas, que, convenhamos, serão peças de raridade para o Ceará numa Série A tão difícil e equilibrada. 

Também é reconhecido que o Alvinegro, para ficar na primeira divisão (dando tudo certo), necessite de cerca de 13 vitórias, das quais a maioria deverá ocorrer por 1 ou 2 gols de diferença. Ainda restarão cerca de 21 jogos em que não se somará saldo ou até mesmo se perderá saldo (nas derrotas). 

É por este motivo, que mesmo nas campanhas que permaneceu ou foi rebaixado na era dos pontos corridos (2019, 2018, 2011 e 2010), em TODAS o Ceará teve saldo negativo. Confira:

Saldo de gols histórico do Ceará ao fim da Série A

  • 2019: -5 gols

  • 2018: -6 gols

  • 2011: -17 gols

  • 2010: -9 gols

CONCLUSÃO: Se o Alvinegro parte em uma Série A já com número anormal de gols tomados, é muito forte a tendência de um saldo fortemente negativo ao fim do campeonato, o que pode ser decisivo em critérios de desempate ou para que não se dependa de adversários em possíveis rodadas decisivas.

CONCLUSÃO 2: É preciso discernimento que o campeonato não se resolve em um jogo. Time não pode ser impactado psicologicamente se sair atrás do placar. Perder por 1 X 0 e 3 X 0 não é a mesma coisa.

Ouça o CearáCast sobre o jogo

Confira mais notícias sobre o Ceará

Classificação - Série A 2020
Infogram

Veja também