A escolha da cadeira ideal

Confira dicas para te ajudar a escolher o modelo perfeito para seu espaço

Escrito por
Ana Karenyna verso@svm.com.br
(Atualizado às 09:59, em 16 de Junho de 2025)
Legenda: Modelos com braços são ideais para quem busca conforto extra em momentos de lazer, mas exigem atenção ao espaço disponível; projeto da arquiteta Gleuse Ferreira
Foto: Mathews Montalvão

Cadeira não é tudo igual. Tamanho, design e conforto dependem muito do lugar onde serão colocadas.

O modelo escolhido também pode camuflar elas na decoração ou torná-las protagonistas dos ambientes, reforçando um conceito arquitetônico mais clássico, rústico ou contemporâneo. Qual faz mais o seu estilo? Trouxe dicas para te ajudar a escolher.

Você sabia que a largura é importante e pode determinar seu nível de conforto? Existem cadeiras de 40cm até 70cm de largura e, claro, as mais largas são as mais confortáveis, mas nem sempre são as indicadas para mesa de refeições e ambientes pequenos. Deixamos essas maiores para ambientes externos de lazer como varanda ou área de piscina.

Conforto e funcionalidade

Atenção também para a inclinação, pois os encostos muito retos não são nada confortáveis. Outro ponto é que há mesas de refeições de diferentes alturas: o padrão das refeições é de 75cm, enquanto o balcão da cozinha mede 90cm. Para cada mesa, um tipo diferente de cadeira, claro, analisando também a demanda para definir se terá ou não encosto de braço, por exemplo.

Veja também

A cadeira de madeira sequinha sem estofado funciona para a mesa de jantar em locais que não tem muita permanência. Para ficar mais confortável, em algumas situações é indicado escolher as que são estofadas com tecidos que harmonizem com o restante da decoração do espaço.

Qual tecido ideal?

Os tecidos mais usados são linho e algodão. Para quem busca sofisticação e conforto, tecidos como veludos, jacquard e bouclê são apostas que entregam textura, aconchego e refinamento, mas caso seja uma casa com criança e pet, a aposta deve ser courino, pois não acumula sujeira e umidade.

Na imagem, exemplo de cadeira com tecido veludo italiano
Legenda: Aqui em casa, o tecido veludo italiano passa no teste dos gatos e segue intacto
Foto: Arquivo pessoal

Na imagem, cadeira com pés finos e alongados
Legenda: Pés finos e alongados denotam uma elegância discreta, deixando o ambiente visualmente mais arejado; projeto de Gleuse Ferreira Arquitetura
Foto: Mathews Montavão

Na imagem, cadeiras bem posicionadas em área externa
Legenda: Cadeiras bem posicionadas favorecem a circulação, melhoram a interação social e tornam os espaços mais acolhedores
Foto: Divulgação

Outro recurso muito indicado é impermeabilização, técnica que promove uma camada de proteção sobre o tecido, evitando que líquidos penetrem com facilidade. Não impede que o tecido suje, claro, mas estende um pouco a periodicidade da limpeza.

Peso estético

Cadeiras bem posicionadas favorecem a circulação, melhoram a interação social e tornam os espaços mais acolhedores. Quando falamos do design de uma cadeira, muitos até acham que o peso visual da mesa é maior, mas na verdade é o contrário. A mesa costuma ser neutra e as cadeiras entram dando peso estético. Pare e observe a partir de agora como elas dão a bossa ao projeto.

Na imagem, diferentes modelos de cadeira no mesmo ambiente
Legenda: Misturar diferentes modelos de cadeira no mesmo ambiente, desde que dentro da mesma paleta ou linguagem de design, é uma estratégia moderna que quebra a rigidez; projeto Gleuse Ferreira Arquitetura
Foto: Mathews Montalvão

A verdade é que o lugar onde nos sentamos diz muito sobre como vivemos e a escolha certa influencia totalmente no ambiente. “Enquanto em uma varanda o móvel é um convite ao descanso, em um living pode ser um ponto de destaque e no home office a escolha certa pode significar horas de produtividade”, cita a arquiteta Gleuse Ferreira.

Por fim, a dica mais importante é experimentar antes de comprar. Sente e experimente vivenciar na loja a finalidade da cadeira: refeição, descanso ou trabalho? Só testando é que sabemos as proporções do corpo no assento, questão postural e conforto.

Fique atento aos detalhes, pois a escolha certa vai evitar dores e cansaço na rotina. 

 

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião da autora

 
Assuntos Relacionados