O Fortaleza venceu o Cuiabá por 1 a 0, neste domingo (29), na Arena Castelão, e caminha para uma nova campanha histórica na Série A do Brasileiro. Restando 10 rodadas para o fim da competição em 2024, o Leão é o 3º colocado, com 55 pontos, atrás apenas de Palmeiras (56) e Botafogo (57). Assim, se aproxima de passar dois recordes absolutos no Brasileirão.
Para além de se manter como postulante ao título, o clube pode ser o representante do Nordeste com melhor colocação final e também com a maior pontuação na Série A da era dos pontos corridos.
A 1ª marca é do próprio Fortaleza. Em 2021, o time terminou em 4º colocado, com 58 pontos e um aproveitamento de 50,9%. A presença no G-4 foi a consolidação de um projeto consistente do clube.
O outro recorde também próximo é, hoje, dividido entre Vitória-BA e Sport: 59 pontos, a maior pontuação de um nordestino na Série A dos pontos corridos. Para atingir isso, o Leão precisa de mais quatro pontos nos próximos jogos, onde disputa 30. Logo, é somar uma vitória e um empate.
O Vitória-BA conseguiu em 2013, terminando em 5º. Já o Sport foi em 2015, quando ficou em 6º.
Deste modo, o desfecho pode eternizar uma nova campanha sob o comando do argentino Vojvoda. Com uma temporada permeada de conquistas, mas também frustrações, o Leão pode encerrar o ano com uma sensação de euforia a depender do rendimento do Brasileirão, firmado novamente no G-4.
Meta da Libertadores
O CEO do Fortaleza Marcelo Paz revelou que a meta do Fortaleza no fim da Série A é de 64 pontos. A pontuação seria a necessária, na atual edição do Brasileirão, para confirmar uma vaga no G-4.
Como consequência, garante vaga na Libertadores. Logo, restam nove pontos, ou seja, três vitórias.
A campanha histórica de 2021 terminou com a classificação inédita do Fortaleza à Libertadores. Em 2022, participou pela 1ª vez e deixou a competição nas oitavas. Em 2023, voltou ao torneio, mas caiu na pré-Libertadores e se transferiu para a Copa Sul-Americana, onde encerrou como vice-campeão.
Próximos 10 jogos do Fortaleza na Série A
04.10 - Grêmio x Fortaleza | Arena do Grêmio, às 21h30
16.10 - Fortaleza x Atlético-MG | Arena Castelão, às 21h45