O Fortaleza estreou na Série A de 2024 com uma vitória contra o São Paulopor 2 a 1, neste sábado (13), no Morumbi. Um resultado expressivo que mantém um tabu de nove jogos a favor da equipe cearense e tem méritos do técnico argentino Juan Pablo Vojvoda.
Agora são cinco vitórias e quatro empates contra o tricolor paulista. Fora de casa, o Leão venceu os últimos quatro encontros pelo Brasileirão (2021-2022-2023-2024), estabelecendo uma hegemonia.
São Paulo 1x2 Fortaleza | Melhores momentos
Mérito de Vojvoda
O Fortaleza foi a campo no 3-5-2 e teve uma atuação muito ruim tecnicamente no 1º tempo. Sem velocidade e força na marcação, cedeu à pressão do São Paulo e viu o goleiro João Ricardo brilhar com pelo menos três defesas difíceis. Assim, faltava mais intensidade e força para o contra-ataque.
Com a igualdade mantida, a intervenção de Vojvoda na formação é a virada de chave do confronto. Aos 12 minutos do 2º tempo, aciona Moisés e Machuca na frente e muda o esquema para 4-3-3. A alteração trouxe amplitude e velocidade, além de potencializar Pochettino, que melhorou na partida.
O ajuste permitiu maior encaixe da marcação e mais ações ofensivas, resultando no gol de Lucero aos 21, com belo lançamento de Pochettino após contra-ataque. Na sequêcia, o técnico acionou Pedro Augusto e Lucas Sasha, renovando o fôlego no meio-campo e mantendo o poder defensivo.
Aos 26, o gol leonino nasce de uma transição com belo lançamento de Pedro Augusto para Machuca - em uma redenção de personagens muito desgastados pelo torcedor tricolor. Logo, o cenário foi de um time que se ajustou diante da adversidade e soube adotar uma nova estratégia para o resultado.
O São Paulo diminuiu com André Silva aos 36, mas não teve a pressão necessária para mais um. Em uma temporada que começou abaixo, vencer na estreia é essencial para a confiança do elenco.