O Ceará enfrenta o São Raimundo-RR na 1ª fase da Copa do Brasil de 2022. A partida ocorre na quarta-feira (2), em jogo único, às 19h, no estádio Canarinho, em Boa Vista-RR. O confronto vale vaga na próxima fase, receita milionária e pode ter classificação alvinegra com vitória ou empate.
Assim, o Diário do Nordeste preparou um raio-x do adversário do Vovô. Fundado em 1963, o São Raimundo é conhecido pela torcida como “Mundão” e homenageia um clube paraense com o mesmo nome. As cores da equipe são azul e branco, sendo ainda o atual campeão estadual de Roraima.
Veja também
A provável escalação para o jogo contra o Ceará é: João Vitor; Bruno Limão, Selson, Vera Cruz e Cabecinha; Juca, Belão, Fininho, Wander e Juninho; Raí. A formação tática principal é a 4-2-3-1, com alternância para 4-5-1. Em campo, um atacante de referência, com movimentações ofensivas pelos lados. Os volantes possuem liberdade para apoiar, enquanto os extremos recuam para preencher melhor o meio-campo na organização defensiva.
O São Raimundo-RR ainda não atuou na temporada de 2022. Com o adiamento do Campeonato Roraimense, o primeiro compromisso oficial da equipe será contra o Ceará pela Copa do Brasil. Em 2021, a equipe realizou 29 partidas, com 16 vitórias, oito empates e cinco derrotas.
No ano vigente, sob o comando de Beto Vieira, irá disputar ainda Estadual, Copa Verde e Série D. A apresentação do grupo foi no dia 24 de janeiro, com realização de amistosos no intervalo de tempo, como a vitória por 2 a 1 diante do Atlético La Cruz, da Segundona da Venezuela.
"A nossa expectativa é a melhor para a estreia na temporada, contra o Ceará, e para o início do Estadual, onde vamos defender nossa coroa. Estamos trabalhando em dois períodos, para chegar bem fisicamente (no jogo)", disse o auxiliar de preparação física Moisés Loureiro.
Um dos principais objetivos do São Raimundo-RR na Copa do Brasil é superar a 1ª fase. No retrospecto, em nove participações no torneio, a equipe nunca venceu. Nos últimos três anos, inclusive, empatou com América-MG e Cruzeiro (2x), o que não garante classificação no novo regulamento - apenas a vitória é suficiente.
A diretoria do Mundão trouxe oito reforços para o elenco de 2022. O planejamento é manter a hegemonia local e aspirar maiores objetivos nacionais. As contratações envolveram atletas da região Norte e de outros centros como o atacante Carlos Sá, que estava no Aspirantes do Fortaleza.
"Dos destaques do time principal há o volante Belão, que é capitão desde 2017, o Vera Cruz, um dos pilares na defesa, o Fininho, que tem muita confiança do técnico, fez gol contra o Cruzeiro no ano passado (na Copa do Brasil), e ajuda com a assistência, além do Raí, o centroavante e esperança de gols", explicou Igor Lacerda, do ge de Roraima.
Para a partida, o técnico Chiquinho Viana terá quase todo o elenco à disposição. Apenas o lateral-direito Rafinha, que sofreu lesão no menisco e em ligamentos do joelho direito, é desfalque.