O Ceará tem uma decisão pela frente contra o Botafogo-SP nesta terça-feira (12). No fechamento da 36ª rodada da Série B de 2024, o time alvinegro entra em campo no estádio Santa Cruz/SP, às 21h30, em Ribeirão Preto/SP, com a possibilidade de entrar no G-4 e se aproximar mais do acesso.
Assim, a partida pode ser um marco na caminhada alvinegra rumo à Série A de 2025. Rodadas atrás, a chance era tida como “milagre”, mas agora se transforma em uma oportunidade única no torneio.
Seja qual for o resultado, o caminho do acesso permanece. No entanto, a vitória faz o Vovô defender apenas de si nas duas últimas partidas, quando enfrentará o América-MG (F) e o Guarani-SP (C). Isso por conta da tabela de classificação: o Sport é o 4º colocado no momento, com 60 pontos, a mesma pontuação que o Vovô atingirá se vencer, mas ultrapassa pelo número de vitórias: 18 x 17.
O Diário do Nordeste lista todas as possibilidades para o acesso a depender de cada resultado.
VITÓRIA (60 pontos)
O cenário perfeito é a vitória. Qualquer resultado positivo coloca o Vovô no G-4 e dependendo apenas de si pelo acesso nas duas últimas rodadas. Caso faça 100% nos jogos restantes, o time alvinegro estará na Série A de 2025 por conta do maior número de vitórias - critério de desempate. Além disso, se o Sport tropeçar na rodada seguinte, pode até garantir o acesso de modo antecipado.
EMPATE (58 pontos)
Em caso de empate, o Ceará permanece na 5ª posição, agora com 58 pontos, dois a menos que o Sport. Deste modo, precisa vencer os dois últimos jogos e torcer para o Leão da Ilha soma apenas quatro pontos nos dois últimos jogos, enquanto o Novorizontino (3º colocado), só faz um único ponto.
DERROTA (57 pontos)
Se perder, o Ceará ainda pode conquistar o acesso, mas a situação é muito difícil. Nesse caso, o Vovô deveria vencer os demais confrontos, o que lhe permite chegar aos 63 pontos, enquanto o Sport só poderia somar mais dois pontos até o fim da Série B, além de torcer para Goiás e Operário-PR não ganharem os respectivos compromissos nas duas últimas rodadas da competição.