Ceará é histórico com melhor campanha da Sul-Americana e vitória inédita da Argentina

O time cearense venceu o Independiente-ARG nesta quarta-feira (25), em Avellaneda

Legenda: O Ceará conquistou uma vitória história em Avellaneda, na Argentina
Foto: Felipe Santos / Ceará

O Ceará Sporting Club está nas oitavas da Copa Sul-Americana. O marco é histórico e coroa a melhor campanha geral da competição internacional, sem precedentes. Em Avellaneda, na casa do “Rey de Copas”, o Vovô mostrou grandeza com a vaga conquistada e a vitória neste dia 25 de maio.

Marcas do Ceará na Copa Sul-Americana

  • Primeira vitória contra um rival argentino (Independiente) em torneios internacionais.
  • Primeira vitória do futebol cearense no exterior (La Guaira, na Venezuela).
  • Primeira vitória do futebol nordestino na Argentina (Independiente).
  • Melhor campanha da história da Sul-Americana no atual formato
  • Melhor ataque e melhor defesa da Sul-Americana em 2022

Veja também

O resultado foi 2 a 0, com gols de Rodrigo Lindoso e Mendoza. Em um palco histórico, o Estádio Libertadores de América, o Vovô teve atuação sólida, segura e contou com uma invasão alvinegra no estrangeiro. De fato, um dos grandes capítulos do time cearense, cada vez mais internacional. E um triunfo inédito.

MELHOR CAMPANHA DA HISTÓRIA DA SULA NO ATUAL FORMATO

  • Jogos: 6
  • Vitórias: 6
  • Empate: 0
  • Derrota: 0
  • Gols feitos: 17
  • Gols sofridos: 1
  • Aproveitamento: 100%

Atletas do Ceará comemoram vitória
Legenda: O Ceará é o primeiro time da história da Sul-Americana a vencer todos os jogos da 1ª fase
Foto: divulgação / Conmebol

O placar em Avellaneda consolidou a primeira vitória do futebol nordestino na Argentina. Um feito, como tantos obtidos pelo time de Porangabuçu no cenário sul-americano: pioneiro em gols, vitória e classificação - tudo inédito. Além disso, a maior campanha do atual modelo da Sula, com 100% em seis jogos. O melhor ataque, a melhor defesa e a sequência de resultados que o faz superar o Grêmio de 2021, que somou cinco vitórias na 1ª fase.

O enredo foi escrito, um capítulo à parte. O próximo adversário será definido na sexta-feira (27), às 13h, com um evento da Conmebol. O Ceará está forte e pode sonhar com mais: a meta foi atingida.

LETAL E COPEIRO

O Ceará fez uma partida cirúrgica contra o Independiente-ARG. Brilhou em Avellaneda ao impedir o crescimento dos donos da casa e concentrou as grandes chances da partida, com transição rápida e movimentos orquestrados. Antes mesmo de abrir o placar com Lindoso, poderia marcar duas vezes com Vina.

O contexto perfeito: vitória por 1 a 0 e a obrigação do adversário conseguir uma virada por 3 a 1. Neste momento, o jogo foi de inteligência. O Vovô brilhou com solidez defensiva, imposição ofensiva e distante da tensão imposta pelos argentinos: a resposta foi na bola.

O Diário Olé, da Argentina, publicou antes do início da fase de grupos que o Ceará era um "desconhecido". O cartão de vísitas foi na Arena Castelão, com a vitória por 2 a 1. O conhecimento total veio nesta quarta, com placar de 2 a 0 decretado por Mendoza. Assim, os argentinos conheceram o Ceará, a força da torcida alvinegra e o espírito copeiro de um time que soube guerrear em todos os jogos da Sul-Americana: histórico.