Análise: Fortaleza longe do padrão contra Corinthians em jogo marcado por confusão no fim

As duas equipes protagonizaram partida movimentada, nesta quarta-feira (2), na Arena Castelão, pela 24ª rodada da Série A

Legenda: Fortaleza e Corinthians tiveram partida movimentada na Arena Castelão
Foto: Kid Júnior / SVM

Um jogo importante, com resultado longe do ideal. O Fortaleza ficou no empate com o Corinthians por 0 a 0, ontem, pela 24ª rodada da Série A. Na Arena Castelão, uma atuação diferente da identidade padrão e também com polêmicas envolvendo o árbitro de vídeo (VAR) e os próprios atletas.

Ouça o podcast 'FortalezaCast'

O saldo final é de um time com conceitos novos e sem execução adequada. Do domínio das ações, entregou a posse ao adversário (55% x 45%) e insistiu nas transições em velocidade. Por vezes, o lance existiu, mas o individual falhou na execução, principalmente com Osvaldo e David.

Marcando no esquema 4-4-2, o mesmo utilizado para atacar, a equipe tricolor teve dificuldade para se organizar. O rival com lento, sem muita marcação, levou pouco perigo: Felipe Alves foi bem exigido uma vez, em chute de Luan.

Assim, a equipe de Marcelo Chamusca falhou para si: tinha elementos suficientes para vencer e espaço, mas chutou apenas cinco vezes na meta. Do cenário equilibrado, conseguiu imposição apenas com expulsão de Jô aos 35 do 2º tempo. A superioridade numérica trouxe o estilo de jogo adequado ao Tricolor.

Naquele momento, os passes foram trocados desde os zagueiros, os volantes conseguiram espaço e a pressão gerou volume, como quando Yuri César levantou para cabeceio de Tinga na grande área.

Tudo para aproximar o time da própria característica. E mesmo no cenário ideal, pecou ao escolher as jogadas aéreas como caminho para vencer. No último minuto, aos 50, Bruno Melo ainda ganhou vermelho para equilibrar o número de atletas no gramado.

Variação tática

De ponto para manutenção, fica a entrada de João Paulo no meio-campo. Com a camisa 10, o novo reforço do Fortaleza fez atuação segura e buscou organizar melhor as investidas tricolores frente ao Corinthians completamente postado no sistema defensivo.

O armador trouxe o time para o 4-3-3, com Yuri César e Romarinho abertos. Foi quando o Fortaleza pareceu mais lúcido e também agressivo, conseguindo mais participações dos laterais - sumidos na etapa inicial.

Essa é a alternativa tão citada por Chamusca, e que pode ser ampliada na sequência do trabalho. No fim, Wanderson cedeu lugar para Ederson em mexida que povoou o meio-campo e a grande área, posteriormente também com entrada de Mariano Vázquez, no entanto, o coletivo foi desfeito pelo desespero dos lances.

O elenco enxuto se faz presente em momentos como tal, em que a mudança se faz necessária do banco de reservas. No teste, o Fortaleza travou em casa e somou apenas dois pontos - contra Corinthians e Goiás - perdendo chance de subir, parando nos 30 pontos.

Confusão 

No fim da partida, os atletas de Fortaleza e Corinthians se estranharam na saída do campo. Os mais exaltados eram os meias Vázquez e Luan.

O clima acirrado existiu também em campo, principalmente nas intervenções do árbitro de vídeo (VAR). O sistema ajudou na expulsão de Jô e não indicou suposto pênalti de Felipe em Gabriel, o que resultou em muita reclamação por parte do time paulista.

Ficha técnica

Fortaleza 0x0 Corinthians

Competição: Série A do Brasileiro - 24ª rodada

Estádio: Arena Castelão, em Fortaleza/CE

Data: 2 de novembro

Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA/SC)

Cartões amarelo: David (F), Derley (F), Cantillo (C), Gabriel Pereira (C)

Cartão vermelho: Jô (C) e Bruno Melo (F)

Fortaleza: Felipe Alves; Tinga, Wanderson (Ederson), Jackson e Bruno Melo; Felipe e Juninho; Romarinho (Mariano Vázquez), Osvaldo (Yuri César), Bergson e David (João Paulo). Técnico: Marcelo Chamusca.

Corinthians: Cássio; Fagner, Marllon, Gil e Fábio Santos; Gabriel (Ramiro), Cantillo (Xavier), Otero (Vital), Luan (Cazares) e Lucas Piton (Gabriel Pereira); Jô. Técnico: Vagner Mancini.

Veja também