Pouco efetivo, Leandro Carvalho vive momento de baixa no Ceará

Atacante atuou em 30 jogos na temporada, sendo titular na maior parte, e apesar de desempenhar papel tático exigido por Guto Ferreira, não tem conseguido contribuir de forma efetiva no ataque, com só dois gols no ano

Legenda: Leandro Carvalho vem se lamentando desde 2019 com más atuações e falta de uma sequência positiva
Foto: Thiago Gadelha / SVM

Ele é xodó da torcida, tem identificação com o clube e foi bastante importante em outros momentos. Entretanto, a fase de Leandro Carvalho no Ceará, hoje, não é positiva. Apesar de titular em praticamente todos os jogos, o camisa 80 não tem conseguido manter regularidade e tem sido pouco efetivo em 2020.

Ouça o CearáCast: 

Leandro cumpre papel tático importante no lado esquerdo de ataque, sendo responsável por contribuir na recomposição defensiva e auxiliar na marcação quando o time não tem a posse de bola. Entretanto, tem perdido intensidade até neste aspecto, pelo desgaste decorrente da sequência intensa de jogos. Entretanto, no aspecto ofensivo, não tem contribuído da forma que o torcedor espera.

Na temporada, o atacante paraense de 25 anos entrou em campo 30 vezes, sendo 24 como titular, totalizando 1.946 minutos em campo. Tempo considerável, com uma média de 65 minutos por jogo.

A alta minutagem, porém, não reflete em participações efetivas na construção de gols do time. Foram somente dois marcados - ambos na Copa do Brasil, contra Oeste e Brusque-SC, adversários tecnicamente inferiores ao Alvinegro - e duas assistências. São quatro participações diretas em gols no ano inteiro.

Na Série A do Campeonato Brasileiro, por exemplo, ele entrou em campo dez vezes, sendo nove como titular, e ainda não balançou as redes em nenhuma oportunidade.

O aspecto físico é outra preocupação em relação ao jogador. Nas oportunidades que começou atuando desde o início, Leandro Carvalho foi substituído em todas. Assim como todo o elenco, sofre com a intensa maratona de jogos.

Cartões

A indisciplina é algo que Leandro Carvalho também precisa corrigir há um bom tempo. Se não tem muitos gols anotados nesta temporada, os cartões não deixaram de aparecer. Foram oito amarelos e dois vermelhos, totalizando 10 cartões em 2020, a maioria por indisciplina ou reclamação.

Se até agora não vive boa fase, Leandro Carvalho tem a oportunidade de recuperação já neste domingo (11), contra o Corinthians, às 20h30min, na Arena Castelão. O Timão é um adversário que traz boas lembranças ao camisa 80 para que ele possa desencantar.

Golaço
Foi contra o Corinthians, em São Paulo, que Leandro marcou golaço olímpico, na Série A do Brasileiro do ano passado. O Ceará perdia a partida por 2 a 0 e conseguiu o empate, sendo o segundo gol dele, na reta final do jogo.

Saulo Mineiro

Afastado das atividades por conta de problema cardíaco, o atacante Saulo Mineiro foi submetido a procedimento de ablação na manhã de ontem, no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas (Incor), em São Paulo. Por recomendação médica, ele permanecerá longe de atividades físicas por 14 dias. 

Depois desse período, o jogador reiniciará rotina de treinos, e a expectativa é que, na sequência, esteja à disposição da comissão técnica do clube.

Saulo ainda não foi relacionado para nenhum jogo do Ceará e vive expectativa de fazer estreia com a camisa do Alvinegro na temporada 2020.