Tricolor bateu o rival gaúcho por 1 a 0 nesta quarta-feira (17) no estádio Centenário
O Fortaleza avançou à 2ª fase da Copa do Brasil. Em confronto único contra o Caxias-RS, na estreia da competição, o time cearense aplicou 1 a 0, nesta quarta-feira (17), no estádio Centenário, no Rio Grande do Sul. O gol da classificação foi marcado por David. Os donos da casa tiveram as principais chances do jogo e terminaram com dois tentos anulados por impedimento - não tinha árbitro de vídeo (VAR).
Ouça o podcast 'FortalezaCast'
Pelo regulamento, como apresenta melhor posição no ranking da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Tricolor iria garantir permanência no torneio com empate ou vitória. O clube também fatura receita milionária ao eliminar os gaúchos.
Na próxima etapa, os possíveis adversários são Penarol-AM e Ypiranga-RS. As equipes se enfrentam quinta (18), às 20h, na Arena da Amazônia, para definir o chaveamento. No confronto, o Leão poderá atuar em casa.
A delegação retorna para a Capital e tem pela frente o Clássico-Rei no sábado (20). Encara o Ceará, às 16h, na Arena Castelão, pela Copa do Nordeste.
Primeiro tempo
O Fortaleza iniciou a partida com marcação alta, pressionando a saída de bola. No esquema 4-2-3-1, o time contou com Wellington Paulista como referência e os atacantes Igor Torres e David abertos nas pontas.
A postura surtiu efeito logo aos 5, quando Luiz Henrique enfiou para David. O atleta ganhou na velocidade e bateu na saída do goleiro Pitol: 1 a 0. A partir do lance, a estratégia tricolor foi reativa.
O time teve dificuldade na transição e atraiu os gaúchos. Com muita pressão, o Caxias conseguiu o empate aos 24: Mazola finalizou para desvio de Jhon Cley. A arbitragem marcou impedimento e decretou o placar.
Segundo tempo
O panorama foi mantido na volta do intervalo: pressão do Caxias para o contra-ataque do Fortaleza. Na balança de oportunidades, o time gaúcho teve a bola e apostou no lance aéreo para empatar.
Aos 19, o volume se converteu em gol dos donos da casa, mais uma vez anulado. Agora, Marlon empurrou para o fundo da rede após Thiago Salles resvalar de cabeça na pequena área.
Em busca de reação, Enderson Moreira chamou Robson e Matheus Vargas - o ritmo aumentou. Aos 35, no entanto, o volante Pablo foi expulso e deixou o Fortaleza com um a menos. O Caxias então dominou a reta final da partida, mas não conseguiu marcar o gol.
Ficha técnica
Caxias 0x1 Fortaleza
Competição: Copa do Brasil - 1ª fase
Data: 17/03/2021
Horário: 20h
Local: Centenário, em Caxias (RS)
Arbitragem: Ricardo Marques Ribeiro (MG)
Gols: David aos 05´/1º T (0-1)
Cartões amarelos: Marlon (C), Guilherme Mattis (C), Diogo Oliveira (C), Tinga (F), Pablo (F) e Igor Torres (F)
Cartão vermelho: Pablo (F)
Fortaleza: Felipe Alves; Tinga (Éderson), Wanderson, Quintero e Bruno Melo; Matheus Jussa, Pablo e Luiz Henrique (Matheus Vargas | Juninho); Igor Torres (Robson), David (Carlinhos) e Wellington Paulista. Técnico: Enderson Moreira.