Ferroviário encara Remo para manter sequência positiva na Série C

Tubarão da Barra tem pela frente o único rival que também venceu na estreia do Grupo A da Terceirona do Brasileiro. A bola começa a rolar hoje, às 18 horas, no Estádio Mangueirão, em Belém

No sonho do acesso à Série B do Campeonato Brasileiro, o Ferroviário tem um novo desafio pela Terceirona: encara o tradicional Remo hoje, às 18 horas, no Mangueirão, pela 2ª rodada do torneio. A missão do Tubarão da Barra é manter a sequência positiva após bater o Botafogo/PB na estreia. O duelo tem transmissão ao vivo pela Rádio Verdes Mares.

O resultado traz confiança ao plantel coral. Em uma Arena Castelão sem público, o time apresentou organização tática e postura agressiva, pressionando o rival com qualidade individual, sob o comando de Marcelo Vilar.

A identidade foi construída com os treinos pós-pandemia, além dos reforços adquiridos. Ao todo, 13 foram anunciados na Barra do Ceará em renovação total do elenco. Os ajustes finais ocorreram no Pará, palco da partida, em atividades nos últimos dois dias.

"É importante começar bem a Série C. Embora tenha 18 jogos, se torna curta. E a tendência é que na 2ª fase os times tradicionais fiquem mais fortes e entrem para brigar pela vaga. O Ferrão tem que pontuar em todo jogo para alcançar o objetivo", aponta Vilar.

Formação tática

A análise do comandante é para evitar o roteiro de 2019, quando o Ferrão fez um grande 1º turno na fase de grupos, mas caiu de rendimento e não avançou ao mata-mata. Assim, a busca é por equilíbrio, e um dos caminhos está na manutenção da formação.

A expectativa é por uma equipe no esquema 4-3-3, seguindo um padrão de posse de bola e transição rápida contra o Remo. Na armação, Wellington Rato centraliza a função e tenta municiar os extremos Caíque e Siloé.

"Fizemos uma boa partida (contra o Botafogo/PB) e nada melhor do que estrear com vitória, mas temos que melhorar. Há o alento de que a gente pode chegar. Se na 1ª partida foi assim, vamos trabalhar para o time assimilar mais os conceitos", explica o treinador.

A ausência certa é do lateral direito Gabriel Cassimiro, expulso na rodada passada. Em transição, o zagueiro Marcelo Amaral e o volante Jorginho também estão fora da lista de relacionados.

Dono da casa

O Remo, dirigido por Mazola Júnior, foi o único do Grupo A da Série C, ao lado do Ferroviário, que venceu na rodada de estreia: triunfo por 2 a 1 diante da Jacuipense/BA. O duelo mostrou o poder de reação da equipe, que saiu atrás do placar e conseguiu a virada nos acréscimos.

A grande dificuldade dos donos da casa, no entanto, é administrar melhor o desgaste do elenco. Na quinta-feira (13), pela semifinal do Campeonato Paraense, precisou entrar em campo contra o Castanhal, em vitória por 1 a 0.

A outra coincidência com o Ferrão é a expulsão do lateral Marlon, que necessita cumprir suspensão. O time aposta no 4-5-1 com muita liberdade de movimento para Eduardo Ramos no meio-campo.