Em alta, Vovô e Leão jogam pela Série A querendo avançar na tabela

Os dois rivais vivem bom momento na Série A após sequência positiva, ocupando hoje a zona da Copa Sul-Americana e podem subir ainda mais na tabela caso vençam o clássico, o primeiro deste Campeonato Brasileiro

Legenda: Destaques de Ceará e Fortaleza, Vina e Wellington Paulista são as esperanças dos torcedores no jogo
Foto: Foto: Montagem Diário do Nordeste

Não tinha momento melhor para um Clássico-Rei na Série A do Campeonato Brasileiro. Afinal, Vovô e Leão chegam em alta para o confronto, vindo de vitórias importantes e vislumbrando a parte de cima da tabela após um inicio difícil na competição. 

Assim, a partida das 19 horas de hoje, na Arena Castelão, tem tudo para ser das mais emocionantes, pelo momento vivido pelas equipes. Embora Vovô e Leão precisem de ajustes, como sempre destacam seus treinadores, Guto Ferreira e Rogério Ceni, ambos jogam, no momento, o melhor futebol da temporada e não é exagero afirmar que estão prontos para dar um salto maior na tabela. O vencedor podendo ganhar posições importantes.

>Veja conteúdo especial do Clássico-Rei

A 6ª rodada foi perfeita para Leão e Vovô. Ambos bateram seus adversários diretos pela permanência. O Leão venceu fácil o Bragantino, por 3 a 0, no último sábado, na Arena Castelão, e o Vovô conquistou sua 1ª vitória fora de casa, fazendo 2 a 0 no Atlético/GO. O resultado deixou ambos na zona de classificação para a Sul-Americana, com o Tricolor em 7º, com oito pontos, e o Alvinegro em 11º, com sete. Assim, já abriram diferença importante para o Z-4: o Leão, três pontos, e o Vovô, dois.

A ascensão de ambos na tabela, faz com que o vencedor do Clássico-Rei dê um salto considerável na tabela. Caso o Leão vença o Clássico, pode entrar no G-4, com 11 pontos. Já o Vovô, se vencer, pode saltar para 6º, com 10, na zona da Libertadores. Um empate deixaria ambos em situação praticamente idêntica a de hoje e sem grandes prejuízos.

Legenda: Vinícius é o artilheiro do Vovô e referência na equipe, com oito gols marcados
Foto: Foto: TIAGO CALDAS/ESTADÃO CONTEÚDO

Confira nossos podcasts: 

Momento

Mas a boa fase dos rivais vai além da 6ª rodada. Nos últimos quatro jogos, o Leão venceu dois (Goiás, fora, por 3 a 1, e Bragantino, no Castelão, por 3 a 0) e empatou um (Corinthians, em 1 a 1, no Itaquerão). Já o Vovô, venceu os dois últimos jogos na Série A (Bahia, no Castelão, e Atlético/GO no Olímpico, ambos por 2 a 0) e ainda o Vitória, pela Copa do Brasil, por 4 a 3, garantindo vaga na 4ª fase do torneio.

Além dos resultados positivos, os números em 2020 de Vovô e Leão demonstram muito equilíbrio. As duas equipes têm, até então, trajetórias parecidas quanto a número de jogos, força ofensiva e aproveitamento de pontos.

Legenda: Wellington Paulista marcou dois gols na rodada passada, quando o Leão venceu bem
Foto: THIAGO GADELHA

O Vovô é a equipe que jogou mais: 30 partidas, enquanto o Leão fez 26 jogos. As quatro partidas a mais do Ceará deve-se às duas finais da Copa do Nordeste, pois o Tricolor parou nas semifinais ao ser eliminado pelo Vovô, assim como, a disputa da Copa do Brasil desde a 1ª fase, com o clube entrando em campo quatro vezes. O Leão, que só entra nas oitavas de final, por ter sido campeão do Nordeste do ano passado, fez dois jogos da Sul-Americana contra o Independiente/ARG.
No mais, são oito jogos pelo Cearense, com Vovô e Leão decidindo o título mais uma vez, e seis rodadas da Série A disputadas.
O aproveitamento de pontos é próximo, com o Ceará tendo 66,6% e o Leão um pouco menos: 64,1%.

Em clássicos no ano, equilíbrio total: são três jogos, com um empate em 1 a 1, pela 1ª fase da Copa do Nordeste, uma vitória do Fortaleza, por 2 a 1, no Estadual, e uma vitória do Ceará, por 1 a 0, pela semifinal da Copa do Nordeste.

Quanto aos gols, o Vovô marcou mais: 47 contra 43, mas o Tricolor de Aço sofreu menos: 17 a 27. Três jogadores do Vovô concentram a maioria dos 47 gols - Vinícius (8), Cléber (5) e Rafael Sóbis (5). No Leão, Wellington Paulista (9), Yuri César (5) e Edson Cariús (4) são os principais marcadores dos 43 tentos.

Tratando-se apenas de Série A, o jogo terá um duelo de artilheiros: Wellington Paulista, do Leão, e Cléber, do Ceará, têm três gols.

Respeito

Como não poderia deixar de ser, o respeito para o Clássico-Rei é enorme, mas com um grande desejo de vitória.

No Ceará, o zagueiro Luiz Otávio, que retorna após ser poupado na rodada anterior, espera que o Vovô consiga deixar em campo o que trabalhou para o duelo. “No Clássico, pode-se esperar tudo. E a diferença vai depender do que a gente apresentar dentro de campo. Se a gente conseguir transferir aquilo que a gente tem conversado e trabalhado pra dentro do jogo, isso que vai mostrar se a gente tá bem ou não. Tratando-se de Clássico, muitas vezes, quem chega melhor nem sempre ganha. Mas o que vai determinar é sua atitude dentro de campo”, diz.

No Alvinegro, Luiz Otávio volta a jogar, mas o técnico Guto Ferreira não terá Lima, suspenso pelo 3º cartão amarelo. Klaus, com desconforto muscular, é dúvida. No Fortaleza, o volante Juninho retorna após cumprir suspensão. Sobre o Clássico, o atacante Wellington Paulista, autor de dois gols na rodada anterior, rechaçou qualquer sentimento de revanche.

“Vamos tirar logo esse negócio de revanche. O clássico, por si só, é motivante. São os dois maiores clubes do Estado e todos querem vencer. O Ceará tem qualidade, foi campeão da Copa do Nordeste, mas o que passou, passou. Vamos buscar vencer este jogo pela Série A”.

Campanha do Leão
Em seis rodadas na Série A, o Tricolor de Aço é o 7º colocado, com oito pontos, vencendo duas partidas (Goiás, fora, e Bragantino, em casa), empatando duas (Botafogo, em casa, e Corinthians, fora) e perdendo duas (São Paulo, fora, e Athletico/PR em casa). O time marcou sete gols e sofreu cinco, com 44,4% de aproveitamento

Campanha do Vovô
Em seis rodadas no Brasileirão, o Alvinegro é o 11º colocado, com sete pontos, vencendo duas partidas (Bahia, em casa, e Atlético/GO, fora), empatando uma (Grêmio, em casa) e perdendo três (Atlético/MG, fora, Sport, fora, e Vasco, em casa). O time marcou sete gols e sofreu nove, com 38,9% de aproveitamento