Morre Carlos Pitta, cantor de 'Cometa Mambembe' e responsável por descobrir Ivete Sangalo; cantora se pronuncia
O cantor sofreu complicações da diabetes e faleceu aos 67 anos em Salvador nesta terça. Ivete lamentou a morte do amigo artista
Morreu aos 67 anos, nesta terça-feira (7), o artista Carlos Pitta, cantor do sucesso "Cometa Mambembe" e responsável por descobrir Ivete Sangalo. O compositor estava internado no Hospital Roberto Santos, em Salvador, e faleceu após complicações da diabetes. O falecimento foi confirmado pela esposa dele à TV Bahia.
Natural de Feira de Santana (BA), Pitta teve mais de 40 anos de carreira e já dividiu palcos com grandes nomes como Ivete Sangalo, Caetano Veloso, Dominguinhos, Geraldo Azevedo, Belchior, Nando Cordel e Fagner.
A relação com Ivete começou em um barzinho de Salvador, onde ele viu o talento da cantora e a introduziu na indústria musical.
A Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA), publicou nota de pesar pelo falecimento. "A Bahia se despede, portanto, de um ícone da música popular. Uma referência cultural e artística que referenciava o orgulho da sua terra natal, Feira de Santana, em composições como “Princesa Sertaneja” desvelando o seu próprio ser amoroso", diz trecho do texto.
Veja também
Em nota, o Ministério da Cultura (MinC) afirmou que recebeu com pesar a notícia da morte do cantor e compositor. A pasta ressaltou a relevância do artista para o cena cultural brasileira e ainda destacou as diversas parcerias em sua extensa trajetória.
"Neste momento de tristeza, o MinC reverencia o talento de Carlos Pitta e solidariza à família, amigos e admiradores do artista", diz o comunicado.
Carreira de Carlos Pitta
Pitta estreou em disco em 1979, com “Águas do São Francisco – Lendas”, inspirado na literatura de cordel. Três anos depois ele lançou “Coração de Índio”, feito em parceria com o poeta José Carlos Capinan e que trazia músicas de Gilberto Gil e Edu Lobo, entre outros.
O primeiro sucesso nacional foi a música “Cometa Mambembe”, registrada no álbum “Feliz”, de 1988. Como cantor, ele teve quinze discos gravados nos ritmos xote e forró. Em participações especiais, ele aparece nos álbuns de Elba Ramalho, Alcione e Margareth Menezes.
Pitta se tornou uma referência de músicas carnavalescas. Seu maior sucesso, Cometa Mambembe, chegou a ser regravado por diversos artistas. Entre suas canções conhecidas ainda figuram "Todos os Caminhos levam a Feira de Santana" e "Abrigo Predileto".
O cantor chegou a se apresentar em países como Alemanha, Bélgica, Itália, Estados Unidos e Suíça.
Ivete Sangalo lamenta morte
Ivete Sangalo lamentou a morte de Pitta em uma série de stories na noite desta terça: "Carlos Pitta era um cara muito humano que está deixando muita coisa boa no coração de muita gente".
"No começo da minha carreira, ele me deu a mão, carinho, um abraço e muita confiança. Aprendi coisas lindas com ele, um cara de música, apaixonado... O primeiro violão que toquei na minha vida foi emprestado dele", disse Veveta.
Ela relembra que conheceu ele entre os 17 e 18 anos, antes de entrar na Banda Eva. "Ele chegou para mim dizendo que eu tinha a voz muito bonita e que eu ia longe, e aí nos conectamos. A gente tocou muito violão junto e ele me apresentou muitas pessoas na música. [...] Um cara extremamente generoso, me colocou para tocar em muitos bares de Salvador. Vai ficar na memória", comentou a artista baiana.