Fortaleza recebe 30 respiradores para tratamento de pacientes com Covid-19 nesta sexta-feira

Outros 20 respiradores serão levados para Manaus e 10 para Macapá; previsão de chegada da aeronave no Aeroporto de Fortaleza é 20h50

Escrito por Agência Brasil ,
Legenda: Os equipamentos pesando 1,5 toneladas são transportados por uma aeronave modelo C-105 da Força Aérea Brasileira (FAB)
Foto: Foto: FAB

A Força Aérea Brasileira (FAB) traz 30 respiradores a Fortaleza nesta sexta-feira (10). A aeronave C-105 partiu de Guarulhos (SP) às 15h com carga de 1,5 tonelada de equipamentos e chega à capital do Ceará às 20h50. Mais 20 respiradores serão entregues em Manaus (AM) e dez em Macapá (AP).

Segundo o Ministério da Saúde, as três capitais têm necessidade de ampliar urgentemente o número de leitos de tratamento intensivo para atender os infectados pelo novo coronavírus. Fortaleza tem 1.366 casos de Covid-19 confirmados até a tarde desta sexta-feira e concentra 53 dos 67 óbitos registrados no Ceará.

O respirador é um equipamento essencial para tratar pessoas infectadas com o vírus e que apresentam o sintoma mais grave da doença, a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

De acordo com o ministério, o Ceará é um dos quatro estados que podem estar entrando numa fase de aceleração descontrolada da pandemia. O Amazonas também está nessa lista. Os outros estados são Rio de Janeiro e São Paulo, além do Distrito Federal.

Os respiradores que seguem para Manaus ficarão instalados em leitos do Hospital Delphina Abdel Aziz, na zona norte da cidade. Na capital do Amapá, os equipamentos irão para a Maternidade Dra. Euclélia Américo, também na zona norte.

O Brasil tem encontrado dificuldades para importar respiradores. Segundo informou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, nesta semana, uma empresa chinesa que estaria responsável pela entrega de 15 mil unidades de respiradores mecânicos não deu garantias de que fará a entrega. No início do mês, o governo da Bahia acusou os Estados Unidos de reter em Miami um carregamento de respiradores que haviam sido comprados pelo estado de uma empresa chinesa. A empresa cancelou a venda.

Assuntos Relacionados