Sobe para 121 o número de mortos devido às chuvas em Pernambuco

Corpo de Bombeiros encontrou mais um corpo nesta quarta-feira (1º) no Grande Recife

Legenda: Mortes por chuvas em Pernambuco chegam a 107
Foto: SERGIO MARANHAO / AFP

O Corpo de Bombeiros de Pernambuco confirmou mais uma morte em decorrência das chuvas registradas no Estado na última semana, chegando a 121 o número de vítimas na tragédia. As informações são do G1

O último corpo que faltava ser encontrado na Vila dos Milagres, no Barro, na Zona Oeste do Recife, foi localizado na noite desta quarta-feira (1º), por volta das 22h30. Outros dois corpos foram localizados na comunidade, um deles de uma criança.

Veja também

Com o número de mortos em 121, a quantidade de desaparecidos diminuiu para três pessoas. O trabalho de resgate continua em três locais diferentes no Grande Recife: no bairro do Curado 4, em Jaboatão dos Guararapes; na comunidade do Areeiro, em Camaragibe; e no bairro de Paratibe, em Paulista.

Atuam nas buscas mais de 403 profissionais do Corpo de Bombeiros de Pernambuco e outros estados, Forças Armadas, Secretaria de Defesa Social (SDS), Defesa Civil e órgãos municipais.

Desabrigados

Segundo a Central de Operações da Coordenadoria de Defesa Civil de Pernambuco (Codecipe), há, até o momento, 7.312 pessoas desabrigadas, número que foi alcançado após as chuvas moderadas registradas nas primeiras horas desta madrugada.

Os locais que apresentaram maiores volumes foram Goiana (65 mm), Cabo de Santo Agostinho (63 mm), Paulista (35 mm) e Recife (30 mm).

A Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac) prevê a “continuidade de chuvas rápidas ao longo do dia, com volumes moderados, tanto na Região Metropolitana do Recife como na Mata Norte”. “Na Mata Sul, Agreste e Sertão as chuvas serão isoladas, com poucos acumulados. A mesma previsão é válida para amanhã”, acrescenta a Apac.

Diante da situação, a Defesa Civil mantém o alerta para deslizamentos, por conta das condições do solo, ainda encharcado nas áreas afetadas.

As chuvas no Estado começaram no meio da semana passada, mas se intensificaram no fim de semana. Entre a noite de sexta (27) e a manhã de sábado (28), o volume de chuvas chegou a 70% do esperado para todo o mês de maio em alguns pontos da Capital.

Situação de emergência

O número de municípios com situação de emergência decretada está em 24:

  1. Recife,
  2. Olinda,
  3. Jaboatão dos Guararapes,
  4. São José da Coroa Grande,
  5. Moreno,
  6. Nazaré da Mata,
  7. Macaparana,
  8. Cabo de Santo Agostinho,
  9. São Vicente Ferrer,
  10. Paudalho,
  11. Paulista,
  12. Goiana,
  13. Timbaúba,
  14. Camaragibe,
  15. São Lourenço da Mata,
  16. Abreu e Lima,
  17. Araçoiaba,
  18. Igarassu,
  19. Aliança,
  20. Glória do Goitá,
  21. Vicência,
  22. Bom Jardim,
  23. Limoeiro e
  24. Passira.