Qual o significado de Corpus Christi? Entenda o feriado
Data é uma oportunidade especial para católicos celebrarem a fé
O Dia de Corpus Christi é uma tradição especial para os católicos. Celebração acontece sempre em uma quinta-feira móvel. Neste ano, é lembrada neste 8 de junho. A data é um momento de fortalecimento da fé e tradição.
Veja também
Conforme o padre Rafhael Maciel, presbítero da Arquidiocese de Fortaleza e professor na Faculdade Católica de Fortaleza, Corpus Christi vem do latim e significa Corpo de Cristo.
"Para os católicos, o significado do nome tem uma referência direta ao Corpo de Cristo presente nas espécies eucarísticas do pão e do vinho consagrados, transubstanciados em Corpo e Sangue de Cristo".
Qual a origem de Corpus Christi?
A origem de Corpus Christi está relacionada a eventos milagrosos ocorridos por volta do século XIII. O primeiro deles, uma menção a Santa Juliana de Liège. De acordo com a história, a religiosa belga teve visões nas quais Jesus pedia que o ministério da eucaristia fosse celebrado como destaque.
O segundo acontecimento foi um milagre eucarístico na cidade de Bolsena, na Itália. Conforme informações publicadas na coletânea Edizioni San Clemente, da editora italiana Unilibro, evento ocorreu quando um sacerdote celebrava a Santa Missa e, ao partir a Santa Hóstia, viu verter sangue dela.
Logo que tomou conhecimento sobres os dois casos, o Papa Urbano IV institui a comemoração de Corpus Christi em um documento datado no dia 11 de agosto de 1264.
Segundo padre Rafhael, a solenidade de Corpus Christi tem sua instituição com a bula Transiturus de hoc mundo. O documento papal foi firmado na quinta-feira depois da Oitava de Pentecostes para celebrar com grande festividade o dom da Eucaristia.
Por mandato do próprio Papa Urbano IV ocorreu a primeira Procissão Eucarística, que foi de Bolsena para Orvieto, na Itália.
"Outro milagre eucarístico muito lembrado nesse dia é o Milagre Eucarístico de Lanciano na Itália. Geralmente esses milagres eucarísticos dizem respeito às dúvidas de fé que alguns fiéis e mesmo sacerdotes tiveram na presença real de Jesus Cristo na Eucaristia e que foram respostas divinas para os que duvidaram", conta o presbítero da Arquidiocese de Fortaleza.
Por que Corpus Christi tem datas diferentes a cada ano?
A celebração de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira da semana posterior ao que antes se chamava de Oitava de Pentecostes, sendo assim depende da data da Páscoa, que é uma data móvel, explica o pároco.
Quais as tradições de Corpus Christi?
Padre Rafhael conta que a principal tradição ligada a Corpus Christi é a procissão eucarística pública. Fiéis andam pelas ruas, em torno do sacerdote que conduz o Santíssimo Sacramento e confere algumas bênçãos ao longo dessa procissão.
"Em muitos lugares há também o costume de fazer tapetes com motivações de temas religiosos sobre o qual passar o sacerdote com o Santíssimo Sacramento, além de ser dia de preceito, em que todos os católicos devem tomar parte na celebração da Missa, ponto mais alto desse dia, e das demais atividades como adorações eucarísticas e as procissões", diz ele.
Por que evangélicos não comemoram o Corpus Christi?
Igrejas protestantes e evangélicas seguem doutrinas diferentes da católica, e por isso, não consideram a data como uma celebração.
Pode comer carne no dia de Corpus Christi?
Sim. O pároco explica que o dia de Corpus Christi é um dia de grande festa para os católicos.
"Os dias que em que essa norma de não comer carne é válida, são obrigatoriamente a Quarta-feira de Cinzas e a sexta-feira da Paixão", finaliza o padre Raphael.