RJ: adolescente de 14 anos é morto durante ação policial em São Gonçalo

Na última segunda-feira (18), o garoto foi baleado quando estava na casa de parentes; familiares ficaram sem notícias de João Pedro até a manhã desta terça (19), quando o corpo foi encontrado no IML de São Gonçalo

Escrito por Estadão Conteúdo ,
Legenda: Familiares de João Pedro ficaram sem notícias do garoto até a manhã desta terça-feira (19)
Foto: Foto: Reprodução

O adolescente João Pedro Mattos, de 14 anos morreu, na tarde de segunda-feira (18), após ser atingido por um disparo durante operação policial no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio. O garoto estava na casa de parentes quando foi atingido.

Familiares declararam que ficaram sem notícias sobre o paradeiro do corpo até a manhã desta terça-feira (19), quando o encontraram no IML de São Gonçalo.

Segundo a Polícia Civil, a operação - uma ação conjunta das Polícias Federal e Civil e que contou com o apoio aéreo da Polícia Militar - visava cumprir dois mandados de busca e apreensão contra líderes de uma facção criminosa. Ainda de acordo com a corporação, durante a ação, seguranças dos traficantes tentaram fugir e dispararam contra os policiais, inclusive arremessando granadas na direção dos agentes.

A família do jovem relatou, em entrevista à TV Globo, que ficaram sem notícias do menino até a manhã desta terça. O pai, Neilton Pinto, criticou a polícia. "A polícia chegou lá de uma maneira cruel, atirando, jogando granada, sem perguntar quem era. Se eles conhecessem a índole do meu filho, quem era meu filho, não faziam isso. Meu filho é um estudante, um servo de Deus. A vida dele era casa, igreja, escola e jogo no celular", disse. 

A Delegacia de Homicídios de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí (DHNSGI) instaurou inquérito para apurar a morte de João Pedro. A perícia no local já foi realizada e duas testemunhas prestaram depoimento na delegacia. Os policiais que participaram da ação foram ouvidos e as armas apreendidas para confronto balístico. Outras diligências estão sendo realizadas para esclarecer as circunstâncias do fato.

João Pedro foi socorrido e levado em um helicóptero da PM. Médicos do Corpo de Bombeiros prestaram atendimento, mas ele não resistiu aos ferimentos. O corpo, então, foi encaminhado para o IML de São Gonçalo.