PF faz operação para apurar fraudes no consórcio do Banco do Brasil

São cumpridos mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, São Paulo e no Paraná

Escrito por Redação ,
Operação da PF
Legenda: PF faz operação contra ex-gestores do Banco do Brasil
Foto: Reprodução/TV Globo

O sistema de consórcios do Banco do Brasil é alvo de investigação da Polícia Federal, que realiza na manhã desta quarta-feira (6) uma operação, com mandados de busca e apreensão no Distrito Federal, São Paulo e no Paraná. As informações são do G1.

Veja também

Os alvos da operação são ex-gestores e funcionários do banco, entre eles o ex-presidente da BB Consórcios, Paulo Ivan Rabelo. A PF suspeita de desvios de mais de R$ 100 milhões do sistema de consórcios.

A investigação teve início após uma auditoria do banco, concluída em 2021, quando os fiscais constataram a aprovação de duas operações de crédito disfarçadas como consórcio de veículos, mas utilizadas para outro fim. O próprio Banco do Brasil denunciou o suposto esquema à PF.

Gestão fraudulenta

De acordo com a PF,  os suspeitos são investigados pelo crime de gestão fraudulenta, que tem pena de três a doze anos de prisão, além de multa.

O Banco do Brasil disse ter informado às autoridades policiais assim que as irregularidades foram identificadas na BB Consórcios e que continua contribuindo com as investigações. A defesa de Paulo Ivan Rabelo ainda não se manifestou. 

Assuntos Relacionados