Crianças Yanomami morrem sugadas por draga de garimpeiros, denunciam indígenas

O corpo de uma delas foi localizado na quarta-feira (13). A outra segue desaparecida

Escrito por Redação ,
Garimpo
Legenda: Garimpo ilegal no rio Uraricoera
Foto: Divulgação

A Hutukara Associação Yanomami denuncia a morte por afogamento de duas crianças da comunidade Makuxi Yano, na Terra Indígena Yanomami, em Roraima, após acidente com a draga de uma balsa de garimpo ilegal, na última quarta-feira (13). As informações são do Uol

Segundo a entidade, elas brincavam no rio Uraricuera, no município de Alto Alegre, quando foram sugadas e cuspidas para um trecho com fortes correntezas. 

Veja também

O corpo de uma das crianças, de 5 anos, foi localizado pela própria comunidade no fim da manhã da quarta-feira. A outra, de 7 anos, está desaparecida. 

Bombeiros fazem busca 

O Corpo de Bombeiros Militar de Roraima disse que mergulhadores estão no local realizando buscas pela criança desaparecida desde as primeiras horas desta quinta-feira (14). 

A Fundação Nacional do Índio (Funai) e outras autoridades foram acionadas em busca de providências no caso. "A morte das duas crianças yanomamis é mais um triste resultado da presença do garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, que segue invadida por mais de 20 mil garimpeiros", disse em nota a Hutukara. 

Uma fonte do governo de Roraima, que preferiu não ser identificada, disse ser preciso aguardar uma investigação para confirmar que o afogamento estava relacionado com a draga do garimpo ilegal.

Assuntos Relacionados