Cãozinho farejador se torna herói na Ucrânia após encontrar mais de 90 bombas russas
Filhote de 2 anos integra equipe antibomba do exército ucraniano em Chernihiv
O cãozinho farejador Patron, nome que significa cartucho de munição na língua local, tem sido tratado como herói por equipe antibomba do exército ucraniano. Desde o dia 24 de fevereiro, início do conflito no leste europeu, o animal já encontrou mais de 90 bombas russas. As informações são do Uol.
O filhote de 2 anos integra o Serviço de Emergência do Estado (SES), agência de defesa civil e resgate da Ucrânia, em Chernihiv, cidade a 140 km da capital Kiev.
It's Tuesday! Titanic winner of this week's "Good Dog" title is Patron, who's sniffed out nearly 90 Russian landmines and other explosive devices in Ukraine since the brutal invasion, saving countless livespic.twitter.com/flkZBpCJic
— Hy Bender (@hybender) March 22, 2022
A região tem sido um dos grandes alvos da Rússia e Patron contribui com o trabalho dos soldados em meio às missões de identificar bombas e outras armas inimigas.
Além do serviço de farejar equipamentos, que podem ser até dez vezes maiores do que ele, o cãozinho também localiza artefatos perdidos em meio aos destroços.
Veja também
Eficácia no serviço
Apesar de ainda ser jovem, Patron tem sido um importante membro da equipe militar ucraniana. No último sábado (19), o SES compartilhou um vídeo mostrando o filhote em serviço.
Nas imagens, é possível ver o cãozinho vestido com um colete adaptado para animais. O filhote chega a subir no colo dos agentes e, depois, começa a farejar o solo.
"Notícias do Patron! Nosso cão militante - o mascote dos pirotécnicos de Chernihiv - continua a servir!"
"Desde o início da guerra, ele e nossos integrantes removeram quase 90 dispositivos explosivos. Obrigado, amigo, por seu trabalho incansável!", detalhou o órgão na legenda da imagem.
Ainda segundo o Uol, a coragem de Patron está sendo valorizada pelo exército principalmente porque está trabalhando com dispositivos altamente perigosos.