Evento foi provocado pela coincidência da fase cheia do satélite com o período de perigeu, ponto da translação mais próximo da Terra
Quem gosta de observar a Lua pôde conferir uma versão mais brilhante e aparentemente maior dela durante essa noite de segunda-feira (3), devido à Superlua dos Cervos que aconteceu na data. O evento foi registrado em vários lugares do mundo. (Veja imagens abaixo)
Conforme a agência espacial norte-americana, Nasa, o fenômeno foi provocado pela coincidência da fase cheia do satélite natural com o período de perigeu, ponto da translação dele que é o mais próximo da Terra.
Nos Estados Unidos e no Canadá, o evento atingiu o ápice por volta das 8h39 da manhã (horário de Brasília), segundo o periódico norte-americano sobre meteorologia Farmers' Almanac. Já no Brasil, o corpo celeste surgiu no céu somente a partir das 17h42 e permanece visível até às 8h desta terça-feira (4), informou o guia de observações astronômicas In-The-Sky.org.
"A Lua aparecerá cheia por três dias nessa época, de sábado à noite até terça-feira à noite", detalha a Nasa.
IMAGENS DA 'SUPERLUA DOS CERVOS' PELO MUNDO
Dubai
Inglaterra
Iraque
França
Kwait
SIGNIFICADO DA 'SUPERLUA DOS CERVOS'
Agência espacial norte-americana explica que o fenômeno leva esse nome por que coincide com a mesma época em que o cervos machos começam o crescimento de novos chifres.
É comum que as hastes passem a emergir das cabeças desses animais no início do verão no Hemisfério Norte — começo do inverno no Hemisfério Sul, onde fica o Brasil. Os dados são do portal Nacional Geographic Brasil.
Outras nomenclaturas
Além de Superlua dos Cervos, esse evento astronômico também recebe outros nomes: como Lua do Trovão, por acontecer no mesmo período das frequentes tempestades típicas do início da estação mais quente nos Estados Unidos, conforme a Nasa.
No estado norte-americano do Alasca, o fenômeno é batizado de Lua do Salmão, informa o Farmers' Almanac. O título é uma homenagem aos nativos da região devido à coincidência com a corrida do salmão nos rios do norte do continente americano.
Já na Europa, por acontecer no mesmo período que a época de produção de feno, a Superlua dos Cervos é conhecida como Lua do Feno, segundo a Nasa. Enquanto isso, hindus, budistas e jainistas (adeptos da religião indiana Jain Dharma), consideram o evento como a Lua Cheia do Guru (Guru Purnima), celebrada como um festival espiritual.