Conjunção Vênus e Júpiter: saiba como observar o fenômeno neste sábado (30)

O horário ideal para enxergar o fenômeno será antes do amanhecer, em direção ao nascer do sol

Legenda: A aproximação dos astros também poderá ser observada no próximo domingo (1º)
Foto: Reprodução/Stellarium

Vênus e Júpiter entrarão em conjunção na madrugada deste sábado (30). Durante o fenômeno, os planetas estarão visíveis para todo o País antes do amanhecer de hoje.

De acordo com o Observatório Nacional (ON), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, o horário ideal para enxergar o fenômeno será antes do amanhecer, em direção ao nascer do sol. A aproximação dos astros também poderá ser observada no domingo (1º).

Veja também

"O que vai diferir é somente a altura dos astros de acordo com a localidade. No Rio de Janeiro, às 4h30 da manhã, eles já estarão a uma altura de 18 graus e vão ficando cada vez mais altos em relação ao horizonte, até que a claridade do dia fará com que não possamos mais vê-los. É impossível não reconhecê-los! São os astros mais brilhantes do céu", diz Josina, Josina Nascimento, tecnologista sênior do ON.

Saiba como observar o fenômeno

A conjunção entre Vênus e Júpiter será transmitida ao vivo através do projeto "O Céu em Sua Casa: observação remota", realizado pelo ON em parceria com instituições e astrônomos amadores e profissionais. A transmissão será às 4h da deste sábado, no canal do YouTube do Observatório Nacional.

Conforme o Observatório Nacional, Netuno também fará parte do alinhamento dos planetas que vem sendo observado nas últimas madrugadas, mas não estará visível a olho nu. Vênus, Júpiter e Netuno estarão visíveis no mesmo campo de visão de um telescópio neste sábado e domingo.