Cientistas descobrem 'impressões digitais' deixadas pelas primeiras estrelas do Universo

Astrônomos indicam que essas estrelas primordiais eram dezenas ou centenas de vezes mais massivas que o Sol

Legenda: Foram descobertas nuvens de gás distantes de milhares de anos atrás
Foto: European Southern Observatory (ESO)

Um grupo de cientistas descobriu e revelou nesta quarta-feira (3) "impressões digitais" que restaram da explosão das primeiras estrelas do Universo. Os astrônomos observaram os conjuntos por meio dos telescópios VLT (Very Large Telescope, em inglês) — ou telescópio muito grande em tradução livre —.

Foram descobertas três nuvens de gás distantes, nas quais a composição química corresponde à esperada das primeiras explosões estrelares. As informações são do portal g1

Para chegar ao resultado, os cientistas usaram quasares, fontes de luz brilhantes alimentadas por buracos negros supermassivos no coração de galáxias de distantes.

representação do equipamento que usaram para descobrir as estrelas
Legenda: Para chegar ao resultado, os cientistas usaram quasares, fontes de luz brilhantes alimentadas por buracos negros supermassivos no coração de galáxias de distantes
Foto: European Southern Observatory (ESO)

À medida que a luz de um quasar viaja pelo espaço, ela perpassa nuvens de gás nas quais diferentes elementos químicos deixaram marcas de luz. Cada conjunto deixa uma marca diferente de "riscas", o que possibilita a diferenciação.

"A nossa descoberta abre novos caminhos no estudo indireto da natureza das primeiras estrelas, complementando plenamente os estudos de estrelas da nossa galáxia", diz Stefania Salvadori, professora da Universidade de Florença e coautora do estudo na revista científica Astrophysical Journal.