Aulas online:desafio ou oportunidade

Treino por meio da internet tornou-se uma nova realidade para milhares de pessoas na quarentena. Profissionais de Educação Física precisaram se reinventar.

A mudança de hábitos de consumo resultante das transformações impostas pela pandemia conduziu os mais diversos setores do mercado a migrar para o meio digital. Não seria diferente com a Educação Física. Assim como a grande maioria dos profissionais autônomos, os profissionais dessa área precisaram se reinventar.

Quem já era familiarizado com as plataformas digitais não sentiu dificuldade em se adaptar a uma realidade em que os treinos passaram a ser orientados a distância. Mas para quem não tinha habilidade com as novas tecnologias o desafio foi maior. “A pandemia representou sair de uma zona de conforto, buscar novas tendências e desafios”, avalia Renne Mazza, Presidente da Associação Cearense de Personal Trainers (Acept), membro da Comissão de Orientação e Fiscalização do CREF5 e membro efetivo da Sociedade Brasileira de Personal Trainers.

Para Renne Mazza, quem aproveitou a crise para ampliar as possibilidades no mundo virtual não ficou em dificuldades financeiras. “Com o fechamento das academias por quase 5 meses, a maioria dos personal trainers ficou na mão, mas aqueles que tinham uma visão ampliada, que pensavam ‘fora da caixinha’, tinham clientes fora da academia. Estes realmente não passaram grandes apertos”, observa.

Diante do novo cenário, algumas tendências se fortaleceram para os profissionais de Educação Física, como o desenvolvimento de um método de atendimento a pequenos grupos ao ar livre, aulas online para os clientes e criação de infoprodutos de treinos online. O personal Rômulo Veras, especialista em emagrecimento, conta que teve “experiências fantásticas com os treinos online” e que conseguiu manter a base de clientes/alunos durante a quarentena. “E mesmo após o fim do isolamento causado pela pandemia da Covid-19, o mercado está permanentemente mudado, o que obriga o profissional a caminhar cada vez mais para o atendimento e o acompanhamento remotos”, avalia.

Como começar

Iniciar um projeto online pode parecer complicado no início até dar o primeiro passo. Para Renne Mazza, o caminho começa por buscar profissionais que já tenham uma trajetória traçada e se inspirar neles. Existem muitos conteúdos gratuitos na internet que dão boas dicas para quem está no início. Mas além de estudar temas como marketing digital em redes sociais e produção de vídeo, uma estrutura mínima será necessária.

“Você tem que ter um bom celular, computador, microfone de lapela, tripé, ou seja, um miniestúdio para passar autoridade, segurança e que seu cliente entenda que você é um profissional de gabarito”, ensina. Renne Mazza destaca outros cuidados. “Se o cliente já for seu, vai ser mais fácil colocá-lo nas turmas online, pois vocês já o conhecem, seu estilo de vida, composição corporal e perfil comportamental. Mas se você pega um cliente novo, tem que se preocupar com várias situações e uma delas é fazer uma avaliação dele para oferecer um treino seguro”, orienta.

Aulas e treinamentos pela internet

Confira algumas dicas de especialistas para começar:

- Tenha presença digital: Crie e alimente seus perfis nas redes sociais com conteúdo de qualidade;
- Promova aulas ao vivo nas redes sociais para ganhar autoridade e atrair público;
- Entenda sobre as melhores estratégias para patrocínio de conteúdos;
- Conheça o perfil do seu público para ser mais assertivo na oferta do seu produto;
- Direcione os possíveis clientes para grupos exclusivos no Telegram ou WhatsApp;
- Busque estar atualizado sobre as ferramentas de Marketing Digital.