Movimento Vidas encerra atividades de 2019 com mais de 36 mil jovens atendidos

Encerramento deste sábado ocorreu no bairro Vila União. Projeto passou por cinco bairros da capital

Escrito por
Redação producaodiario@svm.com.br
(Atualizado às 14:56)

Legenda: Mais de 36 mil jovens foram alcançados pelo projeto
Foto: Helene Santos/Sistema Verdes Mares

O projeto Movimento Vidas encerrou, na manhã deste sábado (14), as atividades de 2019 com um Dia D no Polo de Lazer da Lagoa do Opaia, no bairro Vila União, em Fortaleza. Neste ano, mais de 570 jovens participaram de oficinas de DJ e grafitagem, nos cinco bairros contemplados. Mais de 36 mil jovens foram sensibilizados nos cinco bairros, segundo a organização do projeto. Além disso, mais de 2 mil pessoas receberam prestação de serviços. 

O presidente da Câmara Municipal de Fortaleza Antônio Henrique destacou a importância da participação dos jovens no projeto. Principalmente, conscientizá-los para que fiquem longe das drogas.  

“É muito importante mostrar para os nossos jovens como ter uma vida saudável, a importância de viver uma vida sem drogas, sem entrar em um caminho que talvez não tenha volta que é o caminho das drogas. Então, este é o trabalho que está acontecendo dentro das escolas, com essa nossa equipe, orientando e convidando para os jovens estar conosco neste encerramento em cada bairro”.

A estudante Jenifer Monteiro, de 18 anos, mora no bairro e faz parte do Ministério de Artes da Comunidade Católica Vinde a Mim. Ela e outras amigas participaram de um evento de dança neste sábado. “Estamos planejando uma apresentação de balé ou dança estilo hip hop. Nosso grupo contempla dez pessoas”, disse. 

A moradora do Vila União Francitônia Moraes, 42 anos, aproveitou o Dia D para conferir como anda a saúde. É a primeira vez que ela participa do projeto. “Vim verificar minha pressão já que eu tenho pressão alta, hipertensão. Então, estou aqui para dar uma olhada para ver com ela está”. 

O Dia D da ação deste sábado contou com a presença do ex-jogador de futsal Manoel Tobias. O atleta, que é bicampeão mundial e foi eleito três vezes pela Fifa como o melhor jogador de futsal do mundo, compartilhou sua história de vida com os jovens da região.  

Sobre o movimento

O objetivo do Movimento Vidas é apresentar trajetórias bem-sucedidas na luta contra o uso abusivo de álcool e drogas, que sirvam de inspiração para crianças e adolescentes. A iniciativa é uma parceria entre a Câmara Municipal de Fortaleza e a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, com realização do Sistema Verdes Mares.  Ao longo da semana, os mobilizadores realizam oficinas de DJ e grafitagem em escolas, igrejas e equipamentos públicos da região selecionada, para discutir com a juventude caminhos alternativos de vida. A cada sábado, ocorre um dia D para fechar as atividades da semana.

Desde outubro de 2019, as mobilizações já foram realizadas no Conjunto Esperança, no Bairro Ellery, na Aerolândia e no Planalto Pici, contando com a participação de nomes como o técnico Dunga, ex-Seleção Brasileira, os vocalistas da Banda A Loba, o compositor de forró Jota Reis, que escreveu sucessos para Wesley Safadão, o jornalista Almir Gadelha e o empreendedor digital Diego Jovino, da página Fortaleza Ordinária. 

Além das ações nos bairros, direcionadas aos jovens, o Movimento Vidas oferta ainda serviços para a comunidade e conta também com um curso de capacitação na modalidade de Ensino a Distância (EAD) de 40 horas/aula, voltado para formação de agentes sociais e outros multiplicadores, com inscrições gratuitas pelo site.

Serviços para a população: 

  • Câmara Móvel (Sala do empreendedor, ouvidoria e atendimento AMC) 
  • Cadastro de qualificação profissional 
  • Sindiônibus (Emissão do Passe Livre do Idoso) 
  • Corte de cabelo unissex 
  • Tenda Saúde (aferição de pressão, exame de glicemia, teste de memória e ansiedade, avaliação de postura) 
  • Atendimento psicológico 
  • Orientações de alimentação saudável 
Assuntos Relacionados