Organizar o ambiente do home office ajuda na produtividade

Especialista traz ideias para os profissionais projetarem e decorarem o espaço de trabalho em casa.

home office
Legenda: 51% dos trabalhadores disseram que gostariam de voltar para os escritórios, 32% desejam permanecer no sistema de teletrabalho.
Foto: Banco de imagens

As atividades econômicas estão sendo gradualmente retomadas, após a paralisação em razão da pandemia do novo coronavíorus. No entanto, muitas empresas resolveram que vão permenecer com seus colaboradores permanentemente em sistema home office, de modo a diminuir as chance de contaminação. Dessa forma, para muitos profissionais, trabalhar em casa se tornou a nova realidade.

Como esse formato de trabalho ainda pode não ser tão comum para muitas pessoas, é preciso tomar certas precauções para que a produtividade não seja afetada e até mesmo a saúde física não seja preservada. Afinal, cuidados com a postura são vitais para evitar problemas de coluna, por exemplo.

Pensando nesses detalhes, a designer de interiores e personal organizer Poliana Santana separou algumas dicas que podem ajudar na organização do ambiente de trabalho. Confira a seguir algumas dicas da especialista para um bom aproveitamento do trabalho em home office.

Iluminação
Uma boa iluminação é fundamental para proporcionar um ambiente saudável e agradável, que estimule a atenção e a concentração nas atividades. Além disso, deve ser dada preferência à iluminação natural.

Decoração
O primeiro passo para a decoração do ambiente home office é definir o estilo a ser adotado. Uma boa dica é adicionar itens que remetem ao hobbie do morador da casa. Livros são os itens mais utilizados para essa finalidade. É possível incluir uma planta para trazer contato com a natureza e proporcionar mais leveza e aconchego ao ambiente.

Mesa e cadeiras
Para quem vai passar muito tempo nesse ambiente, é recomendada uma cadeira com regulagens de altura e giratórias, pois irá propiciar mais conforto e uma postura adequada. É importante se atentar, também, para o ajuste correto da cadeira com a mesa.

Organização
Se a mesa tiver gavetas, os itens organizadores, como bandejas, podem ser usados para que os objetos não fiquem espalhados. Instalar prateleiras também pode ser uma ótima opção. Potes ou canecas podem ser usados para setorizar os materiais. Devem ser deixados sobre a mesa apenas os materiais essenciais para o trabalho. Assim, o profissional pode evitar distrações e prejuízos à produtividade.