Barragem se rompe e inunda distrito em MG

Até ontem, o acidente deixou pelo menos uma pessoa morta e 15 desaparecidas; ações de resgate continuam hoje

Escrito por Redação ,
Legenda: Todo o distrito ficou alagado. A lama arrastou carros e caminhões, encobriu quase todas as casas e deixou moradores ilhados
Foto: FOTO: REPRODUÇÃO

Brasília. Uma barragem pertencente à mineradora Samarco se rompeu, na tarde de ontem, no distrito de Bento Rodrigues, zona rural a 23 quilômetros de Mariana, em Minas Gerais, e inundou a região com lama, rejeitos sólidos e água usados no processo de mineração.

Segundo a prefeitura de Mariana, equipes do Corpo de Bombeiros, agentes da Guarda Municipal e Defesa Civil Municipal se dirigiram para o local. Todo o distrito ficou alagado. A lama arrastou carros e caminhões, encobriu quase todas as casas e deixou moradores ilhados.

Cerca de 25 funcionários da empresa Samarco estão desaparecidos, segundo Sérgio de Moura, diretor do Metabase (sindicato dos trabalhadores na indústria de mineração de Mariana). De acordo com Moura, um funcionário da empresa que estava na barragem na hora do rompimento morreu após sofrer uma parada cardíaca. A morte foi confirmada pelo Hospital Monsenhor Horta, a 30 km do local.

Pelo menos 15 feridos também deram entrada no hospital, a maioria sem gravidade. Familiares se reuniram na instituição em busca de notícias. A Samarco pediu para que os moradores evacuassem o local e seguissem para o Distrito de Camargos, mais alto e seguro. Segundo o IBGE, há 492 moradores e 121 domicílios em Bento Rodrigues.

De acordo com a Prefeitura de Mariana, a situação no local era grave e havia riscos de desmoronamentos. O Corpo de Bombeiros ainda não confirmou se há vítimas soterradas, mas informou que pessoas ilhadas foram resgatadas por um helicóptero. Três carros dos bombeiros e uma equipe com cães farejadores também foram enviados ao local.

Equipes de Ouro Preto foram deslocadas para o distrito. A Samarco confirmou, por meio de nota, o rompimento da barragem de rejeitos, denominada Fundão, na unidade de Germano, e disse que está mobilizando esforços para priorizar o atendimento às pessoas e a mitigação de danos ao meio ambiente. Segundo a empresa, ainda não é possível confirmar as causas e a extensão do acidente.

Depois de uma vistoria, a Copasa (Cia. De Saneamento de Minas Gerais) concluiu que o acidente não afetou nenhum manancial que compõe a bacia do rio das Velhas, um dos sistemas que abastecem a região metropolitana de Belo Horizonte. O monitoramento vai continuar.

Ajuda do governo

O ministro da Integração Nacional, Gilberto Occhi, e técnicos da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil viajam hoje para Minas Gerais para acompanhar as ações de socorro e assistência às vitimas do rompimento da barragem de rejeitos no distrito de Bento Rodrigues. A presidente Dilma Rousseff colocou à disposição do governo de Minas Gerais as forças nacionais para ajudar no resgate de desaparecidos.

Em nota, o governo mineiro diz que o governador Fernando Pimentel determinou que a Defesa Civil e outros órgãos competentes enviem "todos os esforços para prestar os primeiros socorros e todo atendimento necessário à população do distrito".