Análise: Ceará renasce na Copa do Nordeste após vencer Clássico; Fortaleza preocupa

Vovô salta na tabela para última colocação para o G4 enquanto Fortaleza estaciona

Legenda: O Ceará renasceu na Copa do Nordeste ao vencer o Fortaleza por 1 a 0 no Castelão
Foto: THIAGO GADELHA / SVM

O Clássico-Rei era mais decisivo para o Ceará pela situação do clube na tabela da Copa do Nordeste. O time só tinha uma vitória e ao entrar em campo contra o Fortaleza, era o último colocado do Grupo A com apenas 6 pontos.

Então, a vitória no Clássico era urgente, para manter as chances de classificação na 1ª Fase. E para um clube que o atual campeão, é tri-campeão do Nordeste e que tem chegado sempre as fase finais, estar em situação tão complicada não é o normal.

Por isso a vitória por 1 a 0 no Clássico-Rei é enorme. O Ceará saiu na última colocação para o G4 com 9 pontos e só depende de sí nas duas rodadas finais para se classificar. O time enfrenta Treze-PB (Fora) e Itabaiana (Casa), para garantir a classificação.

Vencer um Clássico como o de quarta-feira dá um ânimo gigante e uma confiança que o Ceará precisava.

Já são dois clássicos no ano, com um empate 3x3 e uma vitória. Para a fase final da Copa do Nordeste é um recado para os adversários e dá moral para as finais do Campeonato Cearense.

Legenda: O melhor jogador do Ceará, Erick Pulga, fez uma partida correta, não desequilibrou, com o ponto forte do Ceará sendo o coletivo
Foto: THIAGO GADELHA / SVM

Jogo coletivo funciona

O time de Mancini fez um jogo aguerrido, se defendeu bem e quando atacou, foi efetivo. E nem precisou de uma atuação destacada de seu melhor jogador, Erick Pulga. 

O coletivo funcionou, mesmo perdendo dois jogadores importantes por lesão: Guilherme Castilho e Aylon. Não era fácil segurar um resultado contra uma equipe mais qualificada e que quando faz trocas na etapa final de jogo, a disparidade técnica aumenta.

A zaga com Matheus Felipe e Ramon segurou muito bem e o goleiro Richard, foi gigante.


Fortaleza preocupa

Já o Tricolor de Aço, apesar de ter criado chances claras no 1º tempo com bola na trave e lance perigoso de Pikachu, não conseguiu exercer uma pressão no Ceará no 1º tempo.

E na etapa final de jogo, apesar de melhores peças entrando em campo - Calebe, Marinho e Pochettino - não criou tanto quando poderia.

Na reta final, apenas Marinho levou perigo ao gol de Richard, exigindo dele uma defesa incrível nos acréscimos.

No mais, tinha a bola, cruzava na área e a defesa alvinegra afastava.

Estar na 2º colocação do Grupo B por tantas rodadas dá a falta impressão de que a situação é tranquila, mas o time não pode mais alcançar o líder Bahia, e a pontuação baixa dos adversários - o Treze é o 5º com 5 - alivia um pouco.

Legenda: O Fortaleza voltou a mostrar ansiedade nas conclusões e apesar do volume de chances, perdeu o jogo
Foto: THIAGO GADELHA / SVM

Mas o time já tem menos pontos que o Ceará - 9 a 8 - e não vem atuando bem. O time desperdiça muitas chances a cada jogo e não tem tranquilidade para definir.

Nos jogos contra a Copa do Nordeste diante Vitória (casa) e Maranhão (fora), a equipe precisa mostrar mais e tirar a desconfiança da torcida, que já vinha antes do clássico e foi atenuada pela vitória contra o Maracanã pela semifinal do Estadual.

É um alerta para finais do Cearense contra o Ceará. O Fortaleza precisa ir bem nos jogos grandes, como os dois jogos que terá na luta pelo hexa. Jogo grande é que não vai faltar na temporada, com Série A, Copa do Brasil e Sul-Americana.