Amazon implementará robôs em Centros de Distribuição do Brasil

Com 1 milhão de robôs ativos no mundo, companhia deve iniciar operações de máquinas autônomas no Brasil “no futuro próximo”

Escrito por
Victor Ximenes* victor.ximenes@svm.com.br
(Atualizado às 08:22)
Legenda: Executivos da Amazon como Tye Brady (foto), líder da área de robótica, reforçam, porém, que a utilização de robôs jamais eliminará a presença de humanos nos centros da empresa
Foto: Victor Ximenes

Tóquio (Japão). A Amazon acaba de atingir a impressionante marca de 1 milhão de robôs em funcionamento nos seus Centros de Distribuição (CDs) ao redor do mundo. A empresa ainda não implementou esse tipo de operação no Brasil, mas isso deve mudar em breve.

Segundo Kohei Shimatani, VP da companhia no Japão, o uso dos robôs nos CDs brasileiros ocorrerá “no futuro próximo”. A declaração do executivo ocorreu em resposta à pergunta desta Coluna, durante o Delivering The Future, evento sobre logística promovido pela Amazon em Tóquio, nesta semana. O Diário do Nordeste foi um dos 4 veículos da América Latina a participar da programação.

Veja também

Embora a Amazon não apresente previsão clara de data sobre a chegada dos robôs ao Brasil, o processo deve ocorrer naturalmente, considerando, evidentemente, as particularidades do País. 

No Japão, esta Coluna conheceu um grandioso empreendimento da varejista em Chiba Minato, nas imediações de Tóquio. Trata-se de um CD de primeira linha, onde a Amazon vem testando novas tecnologias, como uma máquina inteligente que escolhe as embalagens dos produtos da forma mais eficiente e sustentável possível. A quantidade de robôs no local impressiona, mas eles trabalham em conjunto com 2.500 funcionários, a maioria composta por japoneses.

Executivos da Amazon como Tye Brady, líder da área de robótica, reforçaram que a utilização de robôs jamais eliminará a presença de humanos nos centros da empresa. O que pode ocorrer, dizem, é o desaparecimento de algumas funções para os humanos e o surgimento de outras que requerem maior qualificação e pagam salários mais altos.

Ganho de eficiência

No Brasil, onde empregos em Centros de Distribuição são importantes principalmente para jovens entrantes no mercado de trabalho, o processo de automação deve ocorrer de forma lenta e gradual. Um ponto importante para essa virada de chave é o crescimento da demanda pelos consumidores. 

No momento, ainda não faz sentido para a Amazon encher os CDs com robôs, mas, com a perspectiva de crescimento das operações no Brasil, que atualmente é um ponto focal da empresa na estratégia de crescimento global, o cenário pode se transformar.

No Ceará, a companhia emprega aproximadamente 700 pessoas e influencia mais de 4 mil postos de trabalho, sendo o principal player do hub logístico de Itaitinga, na Região Metropolitana de Fortaleza, área que abriga CDs de várias outras empresas. Por lá, a Amazon promove programas de qualificação profissional e inclusão social, em parceria com a Prefeitura do Município.

Nos países em que atua com robôs, a Amazon acaba de anunciar uma IA, a Deepfleet, que garantirá um ganho de eficiência de 10% na movimentação de produtos. Em suma, a solução faz com que os robôs se movimentem de forma mais inteligente dentro dos CDs, garantindo maior agilidade nas entregas para o consumidor final.

*O jornalista viajou a convite da Amazon Brasil

Assuntos Relacionados