Início da longa caminhada

A Série A do Campeonato Brasileiro começa neste sábado, dia 8 de agosto. E termina no dia 4 de fevereiro de 2021. Serão 38 rodadas. O Fortaleza começa em casa diante no Atlético Paranaense, no Castelão. O Ceará enfrentará o Sport na Ilha do Retiro, em Recife. O Fortaleza encerrará sua participação diante do Fluminense, no Rio de Janeiro. O Ceará encerrará em casa, no Castelão, diante do Botafogo-RJ. No ano passado, o Fortaleza fez bela campanha. Terminou em nono lugar com 53 pontos, 15 vitórias, 8 empates, 15 derrotas. Marcou 50 gols. Sofreu 49 gols. Saldo de um gol. Classificou-se para a Copa Sul-Americana. O Ceará foi o 16º, primeiro time fora da zona de rebaixamento. Sofreu muito para não cair. Escapou. O Vozão somou 39 pontos (10 vitórias, 9 empates, 19 derrotas). Marcou 36 gols e sofreu 41 gols. Saldo negativo de cinco gols. Campanha muito aquém do esperado. Fez a torcida sofrer demais sob a ameaça de rebaixamento, máxime nas últimas rodadas. Queira Deus que este ano haja melhor trabalho do Alvinegro. O Fortaleza tem tudo para repetir o belo trabalho de 2019. A meta é permanecer na Série A.

Ecos do campeão

Quando o Ceará seguiu para Salvador, não tinha a confiança da torcida. Ainda aqui, nos primeiros jogos após a estreia de Guto Ferreira, o Vozão era a imagem de um time confuso em busca de definição. Em tempo recorde, o treinador moldou a equipe para atuar bem, quer marcando em cima, quer marcando atrás. Deu o estalo.

Ausências

Observem que o Ceará atuou sem dois titulares: Charles e Tiago Pagnussat. Com relação à ausência de Charles, apesar de William Oliveira cumpriu bem sua tarefa, mas ficou patente a falta que o titular faz. Em relação à defesa, Klaus teve duas brilhantes atuações e marcou um gol. Que se cuidem os concorrentes. Klaus é versátil: joga nas duas posições.

Simplicidade

Guto Ferreira, com rapidez, a todos conquistou. Chegou discreto, sem alarde, sem pose. E de uma forma bem simples se estabeleceu. Ganhou as graças da torcida. Ótimo relacionamento com os profissionais de imprensa. A humildade é uma qualidade admirável, principalmente quando praticada pelos vitoriosos. Parabéns, Guto.

Passada a Copa do Nordeste, atenções agora para o desafio maior: a Série A do Campeonato Brasileiro. O Fortaleza, nesta parte, tem tudo para dar sequência ao que fez em 2019: bela campanha. O Ceará Sporting agora ganhou moral com a conquista de forma invicta da Copa do Nordeste

Quero acreditar que o Ceará não repetirá o que vem acontecendo nos últimos anos, ou seja, pendurado até às últimas rodadas da Série A do Brasileiro. É bom lembrar que Fortaleza e Ceará têm ainda a decisão do Estadual como capítulo à parte. A FCF deve anunciar em breve as datas da decisão.