A zebra na direção do Fortaleza e do Ceará
Leia a Coluna deste sábado (1)

Começa hoje a fase semifinal do Campeonato Cearense de 2025. Chegam juntos Maracanã e Ferroviário, pois vieram das quartas de final. Já Fortaleza e Ceará tiveram passagem direta. Agora vão para o confronto. Como de praxe, os favoritos são o Leão e o Vozão.
Costumo alertar: ser favorito não é certeza de vitória. É, na verdade, um indicativo forte de superioridade. Mas, no futebol, nem sempre a superioridade prevalece. Há surpresas que desmancham os prognósticos e contrariam a natureza das coisas. Por isso mesmo, a imprevisibilidade de sempre.
A grande zebra seria o Maracanã ganhar o título de campeão cearense de 2025. A rigor, pela análise e pelo consenso, o título deverá ficar ou com o Fortaleza ou com o Ceará. E, correndo por fora, o Ferroviário, que já tem nove títulos estaduais (1945, 1950, 1952, 1968, 1970, 1979, 1988, 1994 e 1995).
O Maracanã está aí, cheio de moral, muito bem dirigido pelo técnico Júnior Cearense. Já eliminou da Copa do Brasil o Ferroviário. Isso serve de recado direto a quem interessar possa.
Clássico
Hoje, às 16:30, no PV, Ferroviário e Fortaleza fazem o jogo de ida. O jogo de volta será no sábado próximo, dia 08 de março, no Castelão, às 16:30. É natural que o Leão seja o favorito nesta disputa, embora esteja vindo de três resultados insatisfatórios, que resultaram em fortes críticas. Mesmo assim, o Fortaleza é o favorito.
Diferença
Na fase de grupos, o Fortaleza fez uma campanha bem superior à campanha do Ferroviário. O Leão concluiu a fase com 12 pontos. O Ferroviário com sete pontos. O Leão com quatro vitórias. O Ferroviário com duas vitórias. O Fortaleza com dez gols de saldo. O Ferroviário com um gol de saldo.
Moral
Amanhã, o Maracanã recebe o Ceará. Para muitos, a meta do Maracanã está cumprida, ou seja, ter chegado à fase semifinal. Mas um time que chega à semifinal pode ousar mais, querer mais. Movido por uma energia assim, o Maracanã se apresenta como franco atirador. Se derem chance, ele pode chegar.
Lição
O Ceará tomou todos os cuidados, visando a evitar uma surpresa. O Vozão não esquece a lição que teve em 2022, quando, nas quartas de final do Campeonato Cearense, foi eliminado pelo Iguatu. Ganhou o primeiro jogo (2 x 1). No segundo, Iguatu ganhou (1 x 0). Nos pênaltis, Iguatu ganhou (4 x 3). Barbas de molho.
Conclusão
A lógica do futebol coloca Fortaleza e Ceará como favoritos absolutos ao título. O Ferroviário, a terceira força do nosso futebol, tem história. Se ganhar o título, será uma surpresa, mas não uma zebra. Se o Maracanã chegar ao título, será uma das maiores zebras de todos os tempos. Não duvidem. Zebras acontecem.