Como iniciar no mundo das plantas?

Qualquer um pode ser um bom “pai” ou “mãe” de plantas e realmente não é complicado

Legenda: Chave para o sucesso é entender os cuidados básicos com as plantas e como podemos ajustar as condições do local de cultivo
Foto: Shutterstock

Sabia que ter plantas em casa só traz benefícios? Além de deixar qualquer ambiente mais charmoso e aconchegante, elas ainda melhoram a qualidade do ar. Seja para quem tem à disposição um pequeno espaço ou um vasto jardim, cuidar das plantas pode ser um desafio, mas com paciência e as dicas corretas é possível cuidar e deixá-las tão bonitas quanto aquelas que seu vizinho cultiva. Reza a crença que: “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Será? 

Plantar e manter qualquer tipo de planta pode parecer uma tarefa assustadora. No entanto, existem poucas coisas mais gratificantes do que observar as plantinhas que você cultivou, crescerem a cada dia e encher o seu ambiente de vida. Vida? Sim, pois as plantas são seres vivos como nós. Sabia que elas se comunicam através de sinais, comportamentos e expressões? Tem até quem acreditem que elas falam.

Mas, como ser um iniciante neste fantástico mundo das plantas? Você deve estar se perguntando! Pode ser difícil aprender os princípios básicos de como cuidar das plantas. Às vezes, a cabeça pira. Há uma abundância de termos para entender, relacionados ao planejamento, plantio e cuidado com essas criaturinhas. Por que é importante entender a terminologia e os requisitos básicos das plantas? 

Se você já adquiriu uma planta e ela murchou rapidamente, pode acreditar que não necessariamente você não foi feito para cultivá-las. Bem, estamos aqui para lhe dizer que não é o caso. A verdade é que qualquer um pode ser um bom “pai” ou “mãe” de plantas e realmente não é complicado, garantimos. Mostraremos o que é preciso saber para cuidar de plantas. 

Veja também

Cada planta é única e tem suas próprias necessidades de luz solar, água e fertilizantes, etc. Quando dadas as condições corretas, as plantas serão saudáveis ​​e prosperarão. Um erro comum que os iniciantes cometem é comprar plantas e colocá-las em locais onde as condições mínimas básicas não são atendidas. 

Quanta luz direta ou indireta sua planta receberá todos os dias? O solo drena bem ou logo fica saturado devido à quantidade de água? Os níveis de nutrientes no solo são adequados para sustentar sua escolha de plantas? Estas são perguntas importantes a serem feitas antes de comprar plantas para sua casa. 

Embora o ambiente possa ser ligeiramente ajustado (por exemplo, luminosidade, corrente de ventos, fertilizantes, etc), um “dono de plantas” terá mais sucesso quando a planta certa for selecionada para o ambiente certo. “Planta certa, lugar certo” é uma frase comum que vocês irão sempre ouvir por aqui.

E a chave para o sucesso é entender os cuidados básicos com as plantas e como podemos ajustar as condições do local de cultivo, na medida do possível, para mantê-las saudáveis ​​e aproveitar a vida e a beleza que elas trazem para sua casa. 

Aqui, nossas dicas baseiam-se mais nas reflexões que precisam ser feitas quando está sendo pensado em cultivá-las. Isso vai ajudar muito nas etapas mais específicas, acredite! A melhor maneira de aprender e se tornar um expert sobre como cuidar de plantas é colocar a mão na massa. Vamos começar então?

Caso tenha ficado alguma dúvida sobre este assunto, entre em contato conosco. Estamos sempre à disposição para auxiliá-los. E, claro, continue acompanhando os nossos artigos sobre cuidados com plantas ornamentais.

*Este texto reflete, exclusivamente, a opinião do autor