Para que fortalecer o core? Especialista explica benefícios e exercícios indicados

Os benefícios do fortalecimento da região refletem, segundo o profissional de educação física, na melhoria do equilíbrio, força e potência

Legenda: Abdominal rolinho é um dos indicados para fortalecer o core
Foto: Shutterstock

Muito se fala sobre a importância e até necessidade de se buscar o fortalecimento muscular, independentemente da idade. Segundo os profissionais de Educação Física, no contexto cotidiano, de modo geral, esse fortalecimento serve para promover melhorias funcionais e de atividades diárias e traz inúmeros benefícios para a saúde

Para quem busca fortalecer a musculatura e ganhar mais resistência corporal, um conjunto de músculos que deve ser bastante lembrado na hora da atividade física são os do core. O educador físico e conselheiro do Conselho Regional de Educação Física da 5⁠ª Região (CREF5-CE), Jurandir Fernandes Cavalcante, explica que um core fortalecido ajuda na estabilização da coluna vertebral e evita lesões como protusão, hérnia de disco, escoliose e cifose.  

E o que é o core? O especialista define-o como “uma região do corpo fornada por um conjunto de músculos que auxiliam na estabilização da região abdominal sendo eles: bíceps femoral, transverso do abdômen, multífido, adutores, eretores da coluna, oblíquo externo e interno, psoas ilíaco, glúteo máximo e reto do abdômen”. 

Para buscar esse fortalecimento da região, o educador físico afirma que existem vários exercícios, no entanto, ele cita os quatro mais bem indicados: prancha , mountain climbing, abdominal rolinho e dead stop push up. E para ativar a região ela cita “alguns exercícios com e sem implementos: ponte, ponte na bola de pilates, prancha, prancha com bola de pilates e rotação de tronco em oposição a um teraband”. 

Veja também

Os benefícios do fortalecimento da região, conforme o conselheiro, refletem na melhoria do equilíbrio, força e potência. Para saber se o core está fraco, ele diz que um sinal a se destacar é quando o indivíduo sente espasmos ou tremidos na região ao realizar exercícios que exigem estabilidade. “Incômodos na região lombar e dor se irradiando para o quadril também é um sinal que merece atenção”, complementa. 

Por ser uma região que será sempre requisitada, sem depender de faixa etária, sexo ou idade, o fortalecimento do core não tem uma indicação de quando deve começar a ser feito. “O que se sugere é que a complexidade e o esforço dos exercícios e posturas aplicadas sigam o nível de cada aluno”, ressalta.

No caso dos idosos, as orientações, de acordo com o educador físico, é de que sigam os princípios de treinamento. No entanto, “especificando as informações segundo um estudo da Universidade de Havard, existem três exercícios adequados para fortalecer core em idosos: Ponte, prancha, mas com joelhos apoiados e prancha com braços e pernas opostos”, esclarece. 

Veja também

Quais modalidades ajudam a fortalecer o core? 

O especialista garante que o fortalecimento do core pode ocorrer independentemente da modalidade de treino praticada. “Musculação, treinamento funcional, croos trainning, calistenia, etc, deverão sempre respeitar os princípios e consequentemente a individualidade de cada um para definir os movimentos e posturas a serem aplicados”.   

E o que realmente é o fortalecimento muscular?  

O professor doutor em Educação Física, adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC), Victor Coswig, explica que a prática é o modo como popularmente se chama “a diferentes adaptações do sistema muscular em resposta a estímulos de exercício físico. De modo geral envolve melhorias na capacidade de gerar força, aumento da resistência e, em alguns casos, aumento do tônus e do tamanho muscular (hipertrofia)”.  

Victor detalha que no contexto cotidiano, o fortalecimento muscular serve para promover melhorias funcionais e de atividades diárias. Já no contexto esportivo, ajuda a no desempenho competitivo e reduz o risco de lesões. “Ainda serve para promover saúde física e mental, incluindo reabilitação de lesões e pós cirúrgicas”.