Festa Junina e alimentação: especialista fala como conciliar consumo de comidas típicas com dieta

Para quem busca opções mais saudáveis, nutricionista indica consumo de alguns alimentos como pipoca de sal, milho verde cozido na espiga e espetinhos

Legenda: Nutricionista diz que é possível comer de tudo um pouco quando há moderação e desde que você mantenha uma alimentação equilibrada
Foto: Kleber A. Gonçalves/ Arquivo

Curtir uma festa junina e aproveitar os quitutes típicos desta época do ano está na programação de muitas famílias. Há quem tente resistir a um bolo de milho, um pratinho ou a maçã do amor, mas a tarefa não é fácil. E, se você pensa em não comer para manter a rotina de dieta, saiba que há opções saudáveis e não é uma refeição que vai colocar tudo a perder.  

A nutricionista Jamile Sarmento lembra que é possível comer de tudo um pouco quando há moderação e desde que você mantenha uma alimentação equilibrada. “Minha dica é você escolher aquelas opções de alimentos que mais gosta desse período, sem exageros, e aproveitar o momento sem culpa, até porque não será um alimento ou uma refeição isolada, que irá fazer você ganhar peso”, diz. 

A especialista recomenda também que, quem gosta de curtir o São João, se hidrate bem e faça uma refeição leve antes de ir para as festas, pois assim, segundo ela, fica mais difícil cometer exageros. E para seguir o mês sem comprometer a dieta, Jamile reforça que o paciente deve procurar manter, nos outros dias, a rotina alimentar e de treinos

“É dessa forma que conseguimos manter o peso de maneira saudável e duradoura (rotina constante de bons hábitos): mantenha o gasto calórico durante todo o mês de junho, mantenha rotina de alimentação regular e aproveite o momento sem culpa”. 
Jamile Sarmento
Nutricionista

E se você quer ir para as festas juninas e comer opções mais leves e saudáveis, a nutricionista indica o consumo de: pipoca de sal, milho verde cozido na espiga, caldos, espetinhos de frango e carne (este último por serem ricos em proteínas promovem mais saciedade ao nosso organismo), cuscuz paulista ou cozido, tapioca recheada com queijo, ovo ou frango, macaxeira (não contém glúten e é rica em fibras, que ajudam manter a saciedade). 

Já para quem não quer exagerar tanto nas festas, Jamile cita três pratos que podem ser evitados pode ter baixo valor nutricional e alto nível calórico.  São eles:

  1. Quentão: a base de cachaça e açúcar esta opção não é interessante no contexto nutricional e calórica para quem visa manter o peso.  
  2. Maçã do amor: apesar da maçã ser super saudável o principal problema desta é a sua calda que é rica em açúcar e corante. 
  3. Salsichão: não apresenta nenhum benefício no contexto nutricional, contém muito sódio e é bastante calórico. 

Veja também

E o milho? 

Presente em diversas receitas das festas juninas, o milho traz muitos benefícios à saúde. Conforme Jamile, ele é um carboidrato com complexo antioxidante, possui fibras, vitaminas A, E e do complexo B, além de muitos minerais. 

O milho, no entanto, é considerado um alimento calórico, por isso, a nutricionista destaca que o consumo excessivo pode ocasionar ganho de peso. Porém, ela reforça que “no contexto de uma alimentação equilibrada este contribui positivamente para a manutenção de uma boa saúde”.

Substituições para deixar os pratos mais gostosos e saudáveis 

Jamile Sarmento destaca que é possível deixar as receitas mais saudáveis e mantendo a qualidade do sabor através de algumas substituições como: 

  1. Troque a manteiga por azeite;
  2. Troque leite integral para a versão desnatada;
  3. Prefira arroz integral;
  4. Utilize milho e ervilha frescos;
  5. Prefira bolos na versão funcional;
  6. Chocolate amargo ou meio amargo para espetinhos;
  7. Doces de milho com menos açúcar;
  8. Paçoca funcional.