O consumo de gengibre proporciona diversos benefícios à saúde, devido às propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antibacterianas. Ele pode, por exemplo, atuar acalmando irritações na garganta e aliviando a sensação de coceira e de dor no local. Aliada da imunidade, a planta medicinal ajuda a combater doenças infecciosas, como a gripe, e é encontrada em diversos formatos, sendo a bala de gengibre um deles.
Como detalha a nutricionista Mirella Sales, além de atuar no combate à dor de garganta, o doce à base do tubérculo também ajuda a aliviar sintomas de náusea ou problemas digestivos, especialmente em grávidas e pessoas submetidas a sessões de quimioterapia, por atuar como um antiemético natural, evitando a êmese (ação de vomitar). No entanto, a especialista destaca ser necessário tomar cuidado e evitar o excesso de açúcar adicionado no item.
O gengibre tem propriedades medicinais conhecidas há séculos e pode ser utilizado de diversas formas, desde a raiz fresca, seca, em pó ou na forma de uma bebida, tintura, extrato, cápsula ou bala. A quantidade necessária para benefícios medicinais varia dependendo da condição tratada, mas, em geral, doses diárias de 1 a 3 gramas são consideradas eficazes. No entanto, a concentração de gengibre em alimentos pode ser menor e os efeitos podem ser mais sutis."
Veja também
Abaixo, a profissional descreve passo a passo da receita para fazer bala de gengibre. Confira!
O alimento é associado a diversos efeitos positivos para o corpo, como na melhora de doenças, por exemplo, a artrite e a artrose, na redução de sintomas menstruais e na prevenção de cardiopatias. É rico em gingerol e uma fonte de vitaminas C e B6, além de minerais como potássio e magnésio.
Segundo a nutricionista, entre os benefícios associados ao tubérculo, estudo científicos indicam que ele pode atuar como um aliado na perda de peso, ao aumentar a sensação de saciedade. Porém, a especialista destaca que o gengibre por si só não consegue alterar o peso corporal. “Uma alimentação saudável e a prática regular de exercícios ainda são vitais para a perda de peso em geral”, frisa.
Outras pesquisas também relacionam o produto com a melhoria da fertilidade no sexo masculino, já que análises realizadas em animais indicam que ele pode atuar aumentando a produção de testosterona e o fluxo sanguíneo, além de reduzir o estresse oxidativo.
Mirella Sales explica que o consumo de gengibre é considerado seguro para a maioria das pessoas quando usado com moderação. Segundo ela, não há evidências de que a ingestão durante a gestação ou amamentação seja prejudicial. No entanto, a especialista frisa que é necessária uma avaliação completa de cada caso por parte de profissionais da saúde habilitados.