Oposição no PT à aliança com PDT no Ceará faz evento para pressionar por cabeça de chapa

Receio de perder espaço na campanha de Lula pela divisão de palanque com Ciro tem fortalecido divergências

Legenda: A deputada federal Luizianne Lins é um dos principais desafetos no PT dos irmãos Cid e Ciro Gomes
Foto: Divulgação

Encabeçada pelos deputados federais Luizianne Lins e José Airton e o estadual Elmano Freitas, ala do PT Ceará que defende candidatura própria à sucessão de Camilo Santana no Governo do Estado fará um evento virtual, aberto ao público, na quinta-feira (27), às 18h, para pressionar o partido por disputar a cabeça de chapa na aliança com o PDT.

A estratégia tem esbarrado especialmente na defesa do próprio governador petista, que já disse ser "natural" que o candidato ao governo seja do PDT diante da possibilidade de o PT ter Camilo como postulante ao Senado.

Veja também

O impasse se dá pelo desgaste da ala de oposição com o pré-candidato a presidente pelo PDT, Ciro Gomes, e seus ataques frequentes ao adversário petista ao cargo, o ex-presidente Lula.

Para os deputados que defedem o PT na cabeça de chapa, um candidato pedestista ao Governo enfraqueceria o palanque de Lula no Ceará.

A situação tem atraído, inclusive, o MDB. O ex-senador Eunício Oliveira já colocou seu nome à disposição para disputar o Governo com apoio do PT, alegando que garantirá palanque para Lula.

Na sexta-feira, 21, o senador Cid Gomes (PDT) defendeu repetir o acordo de 2018 entre PT e PDT no Ceará.

"A prioridade pra gente é a aliança com o PT, mesmo a despeito de a nível nacional os dois partidos terem candidaturas próprias, mas eu acredito, o Camilo acredita, diria que a grande maioria do PT defende isso, que cada um faz a campanha do seu presidente. Eu faço a campanha do Ciro, o Guimarães faz a do Lula e a gente toca a nossa campanha conjunta lá no Ceará", disse Cid, durante convenção que oficializou a pré-candidatura do irmão.



Assuntos Relacionados