Tasso deve abrir mão de prévias para apoiar Eduardo Leite no PSDB

Senador cearense, entretanto, não se distanciará do debate nacional para a sucessão de Jair Bolsonaro

Legenda: Tasso e Eduardo Leite estavam conversando desde agosto sobre a possibilidade de uma composição

O senador cearense Tasso Jereissati (PSDB) deverá abrir mão de disputar as prévias internas do seu partido com vistas à corrida presidencial de 2022 para apoiar a postulação do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite.

O anúncio poderá acontecer ainda nesta terça-feira (28) em Brasília, para onde Tasso está indo na noite desta segunda-feira (27). A informação, dada pela colunista do Estadão, Eliane Cantanhêde, foi confirmada por esta Coluna com interlocutores do senador cearense.

Veja também

Ao desistir da corrida presidencial, Jereissati confirma uma tendência natural que existia desde o início dos debates interno quando teve o nome colocado por correligionários como um perfil para a sucessão Jair Bolsonaro.  

Tasso, entretanto, não deverá se distanciar do processo sucessório nacional. Ele terá papel preponderante internamente, no tucanato, e também no diálogo com outras legendas para buscar uma candidatura de centro, que se contraponha à provável polarização entre Bolsonaro e Lula.
 

Eduardo Leite fará embate direto com o governador de São Paulo, João Doria, pela indicação do partido para concorrer à Presidência da República. No início desta semana, o ex-prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, abriu mão de sua candidatura para apoiar a postulação de Doria.  

Caso confirme a hegemonia do diretório paulista, Doria tem grandes chances de levar a escolha interna. Leite, entretanto, tem recebido apoios importantes como o de tucanos de Minas Gerais, outro grande reduto da legenda. 

Impactos no Ceará 

Tasso Jereissati é o maior líder do PSDB no Ceará e se consolidou na oposição ao presidente Jair Bolsonaro em Brasília. Recentemente, o senador considerou a possibilidade de não concorrer ao Senado no ano que vem, informação que fervilhou nos bastidores. 

Em 2020, o parlamentar reatou aliança local com o grupo liderado pelos irmãos Cid e Ciro Gomes, do PDT, em torno da candidatura de José Sarto à Prefeitura da Capital, e a Ivo Gomes, em Sobral. 

Recentemente, Tasso considerou que o PSDB deveria abrir diálogos com partidos que possam vir a ser aliados em 2022, entre eles o PDT. Nos bastidores, a informação é de que o senador cearense conversa com Eduardo Leite no sentido de abrir diálogos com outras legendas.

O líder tucano, mesmo sem ser candidato, deverá ter influência na eleição presidencial, pela posição de sobriedade que tem desempenhado no Senado Federal.