Encontro de Ciro com pré-candidatos sela 'unidade' no PDT e define início de diálogo com aliados

Ficou definida realização e divulgação de uma pesquisa de opinião com expectativa de divulgação no dia 10 de julho, o que empurra a definição para depois desta data

Legenda: Juntos, os pedetistas definiram o início de uma ofensiva, no Ceará, em prol da candidatura presidencial de Ciro Gomes, como uma indicação de unidade

O encontro do ex-ministro Ciro Gomes com os pré-candidatos do PDT ao governo do Estado, primeiro ato para a definição do candidato ao governo do Estado, conforme antecipado por esta Coluna, teve pedido de coesão dos nomes que concorrerem à indicação, definição de escuta dos partidos aliados e o fortalecimento da pré-candidatura de Ciro entre os pedetistas neste momento de fim de pré-campanha.

Ficou definida ainda a realização e divulgação de uma pesquisa de opinião com expectativa de divulgação no dia 10 de julho. Antes disso, evidentemente, não deve haver definição do nome.

Veja também

Diante do clima de incertezas e de disputa que marcou a primeira quinzena de junho para os aliados, o PDT cumpriu etapas estratégicas para tentar pacificar os ânimos entre os membros do partido.

Primeiro, a bancada na Assembleia Legislativa, alvo de divergência entre seus 13 membros, se reuniu para afirmar um alinhamento, sob comando de Evandro Leitão, presidente da Assembleia e um dos pré-candidatos.

O mesmo movimento aconteceu entre os deputados federais do partido, para divulgar uma espécie de “unidade” para os entendimentos e resoluções da candidatura.

E, por último, o chamado do líder maior do grupo governista, como ato de consolidação para passar uma imagem da retomada de unidade entre os aliados depois das turbulências, no momento que têm início o processo de definição da candidatura.

Ao mesmo tempo que os pedetistas estavam reunidos em Fortaleza, o presidente estadual do partido, deputado federal André Figueiredo, e o líder que detém maioria no PT Ceará, deputado José Guimarães, publicaram notas relatando uma “conversa positiva” sobre a manutenção da aliança entre PDT e PT no Estado.

A inclusão do PT nessa conversa sinaliza que o PDT está buscando os aliados para tentar acalmar os ânimos.

Ficou definido ainda o início das conversas com os partidos aliados. Zezinho Albuquerque, do PP, e Domingos Filho, do PSD, puxam a lista.

Pesquisa de Opinião

O deputado André Figueiredo confirmou que o partido fará uma pesquisa de opinião e fará registro na Justiça Eleitoral para que possa ser publicada. O objetivo, disse a legenda, é dar transparência ao processo de escolha do candidato.