Em meio a críticas na saúde, Socorro Martins deixa a pasta; veja quem deve assumir o cargo
Secretária já se despediu da equipe e deve ser substituída pela superintendente do IJF, Riane Azevedo

Esta segunda-feira (19) marca a primeira mudança significativa no primeiro escalão da gestão do prefeito de Fortaleza, Evandro Leitão (PT). Em meio a críticas na Saúde, especialmente relacionadas à escassez de medicamentos nas unidades básicas, a secretária Socorro Martins deixa o comando da pasta, conforme apurou esta Coluna com exclusividade.
A substituição ocorre em um contexto de desgaste acentuado da área, que tem sido alvo de críticas de vereadores (da base e oposição), além de reclamações constantes da população. A falta de medicamentos essenciais tem afetado diretamente o atendimento à população nos postos de saúde da Capital e o próprio prefeito já chegou a admitir o problema e apresentar um plano de normalização.
Esta Coluna apurou que o gestor, que tomou posse em 1º de janeiro deste ano, está preocupado com os desafios na Saúde e que a área tem registrado os piores índices de avaliação entre as pastas da gestão em levantamentos internos encomendados pelo próprio Paço.
Veja também
Fontes desta Coluna admitem que a própria secretária pediu para sair, mas que o prefeito vinha amadurecendo a possibilidade de mudança. A substituição busca dar uma resposta mais firme à sociedade diante da crise.
Informações da gestão municipal apontam que atualmente, a situação da distribuição de medicamentos está perto de ser resolvida. Entre os 137 medicamentos básicos, estão em falta 4 e alguns deles são de repasses do governo federal.
"Comuniquei ao prefeito Evandro Leitão minha decisão de deixar a Pasta da Saúde de Fortaleza, devido a questão familiar e estritamente pessoal", confirma a secretária em uma postagem no grupo da pasta na noite desta segunda.
Prefeito deve escolher substituta
A Coluna apurou ainda que Evandro está insatisfeito com o trabalho na área, mas não em tudo. Ele considera que a gestão do Instituto José Frota (IJF), um dos principais problemas herdados da gestão anterior, melhorou.
Por isso mesmo, o nome de Riane Azevedo é o mais cotado para o cargo.
A médica Riane Azevedo, superintendente do Hospital, pode assumir o cargo de secretária da Saúde municipal.
Área sensível e difícil
A Saúde é uma das áreas mais sensíveis de qualquer administração. A cidade de Fortaleza, em especial, vivenciou uma crise na área entre o fim do ano passado e o início deste ano, no momento de transição entre as gestões José Sarto e Evandro Leitão.
O atual prefeito, em diversas ocasiões, falou publicamente de um “sucateamento” do IJF e dos problemas de pagamentos de fornecedores que herdou do antecessor. Segundo ele, muitos dos problemas que eclodiram agora são fruto de atrasos anteriores.